Na data em que se comemora o Dia do Pecuarista, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, celebrou seus 117 anos, em evento realizado em Nova Odessa, interior paulista. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, foi representado no evento por Orlando Melo de Castro, subsecretário de Agricultura. Durante o evento, o Instituto inaugurou o Aviário Experimental, do Laboratório de Aves e Ovos, e a Casa de Vegetação e Unidade de Apoio do Centro de Pastagens. Com investimentos do Governo do Estado de São Paulo na ordem de R$ 168,5 mil os espaços serão usados para desenvolvimento de pesquisas na área de avicultura e também de pastagens.
O diretor do IZ, Enilson Ribeiro, falou em seu discurso sobre os recursos recentes do Governo do Estado de São Paulo nos Institutos ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), na ordem de R$ 102 milhões no último ano. “O IZ recebeu parte desses recursos para melhorias em unidades do Instituto em Sertãozinho, Nova Odessa, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Registro. Com esses recursos estamos atendendo as demandas do setor produtivo”, afirmou.
Nós vivemos uma transformação muito grande na Secretaria de Agricultura e em suas unidades. Tivemos grandes investimentos do Governo do Estado nas unidades da APTA, um valor inédito, que nunca tivemos nas nossas unidades. Além desses investimentos, também conquistamos recursos junto as agências de fomento e iniciativa privada. Estamos gerando novas tecnologias em benefício da sociedade, atendendo ao que clama os nossos produtores e o mercado consumidor”, disse Castro.
A coordenadora substituta da APTA, Adriana Verdi, falou sobre a participação do Instituto nas novas tendências de pesquisa e do setor produtivo, como sustentabilidade, bem-estar animal e também os sistemas integrados de produção.
Por meio de um vídeo, Francisco Matturro, que está representando o Governador Rodrigo Garcia em evento em Bastos, agradeceu o servidores do IZ e parabenizou o Instituto por sua relevância no agro nacional.
Inaugurações
De acordo com José Evandro de Moraes, pesquisador do IZ, no “Aviário Experimental” serão desenvolvidas pesquisas direcionadas a avicultura comercial e conservacionista, complementado as avaliações laboratoriais já executadas no Laboratório de Aves e Ovos do Instituto. O espaço possibilitará simular os sistemas produtivos convencionais com uso de gaiolas e também os sistemas livres, atendendo demandas de avaliações nutricionais, bem-estar animal, manejo e genética.
A Unidade de Apoio que envolve o Laboratório de Preparo de Substrato e Insumos dará suporte aos trabalhos desenvolvidos em 400 canteiros de plantas forrageiras provenientes do Banco Ativo de Germoplasma (BAG-IZ) segundo maior da América do Sul, e à casa de vegetação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Pastagens e Alimentação Animal. A nova área também será utilizada para preparo de mudas e vasos para o desenvolvimento das pesquisas e para as áreas demonstrativas e de exposições. De acordo com Luciana Gerdes, diretora do Centro de Pastagens, a Unidade atende à demanda científica e tecnológica das várias cadeias de produção do agronegócio, por meio de seu potencial da geração e transferência de conhecimento.
O vice-prefeito de Nova Odessa lembrou da relação quase que umbilical do IZ com a cidade de Nova Odessa e da importância do Instituto para o município. “Recentemente, recebemos uma viatura da Secretaria de Agricultura do programa Segurança no Campo, para patrulha na árearural, além de outros benefícios do Governo do estado”, afirmou.
Homenagem
O evento também homenageou o pesquisador Joaquim Carlos Werner, que ingressou no IZ em 1962. Formado em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1961), Werner tem mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Manejo e Fertilidade de Pastagens pela Universidade da Flórida (1979).
Com atuação na área de nutrição mineral de plantas forrageiras, manejo de gramíneas, condução de pastagem, consorciação de leguminosas e gramíneas e recuperação de áreas degradadas, Werner se aposentou em 1993, mas mesmo assim, continuou atuando no Instituto. Em 2005, recebeu o título de Servidor Emérito do Estado por exercer as funções públicas com excepcional zelo e dedicação durante 35 anos que atuou no Instituto. O título possibilitou o prosseguimento dos trabalhos de sua especialidade na Instituição.