Exportadores de carnes de aves e de suínos projetam negócios na casa de cem milhões de dólares após ação organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), durante a Expo Carnes y Lácteos 2025, maior feira de alimentos do mercado mexicano, encerrada na semana passada, em Monterrey (México).
Conforme levantamentos feitos pela ABPA junto às empresas participantes, mais de US$ 20 milhões em negócios de exportação foram consolidados apenas nos três dias do evento, com importadores do México, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Bahamas, Chile, El Salvador, República Dominicana, Cuba e de outros países caribenhos.
Ao todo, os exportadores projetam mais de US$ 115 milhões em exportações nos próximos 12 meses somente a partir dos mais de 450 contatos estabelecidos com importadores que visitaram o espaço da ABPA e da ApexBrasil.
Na ação, que foi liderada pela coordenadora de marketing e promoção comercial da ABPA, Nayara Dalmolin, e pelo gerente de acesso a mercados, Gabriel Morelli, foram realizados encontros de negócios com potenciais clientes e importadores dos setores brasileiros.
Além disso, o Projeto Setorial Brazilian Pork – marca internacional da carne suína do Brasil – lançou durante a Expo Carnes y Lácteos o seu novo branding. Focado na valorização dos atributos do sabor e da qualidade da proteína, o projeto reforça o protagonismo do Brasil e da carne suína brasileira na construção de novos sabores por meio da culinária. Uma nova marca foi lançada, reforçando os novos atributos vinculados ao projeto, juntamente com um novo filme setorial, que pode ser conferido clicando aqui.
“A ação no México foi positiva, em um momento em que vemos uma nova configuração surgir no comércio internacional, que deve fortalecer a presença do Brasil como grande parceiro da segurança alimentar global”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
A ação ocorre pouco mais de dois meses após a renovação do “Pacote contra a Inflação e a Fome” (PACIC, sigla em espanhol), ocorrida no dia 31 de dezembro de 2024. Criado para controlar efeitos inflacionários e escassez de alimentos, o pacote incentiva a oferta por meio da importação de produtos estratégicos, como a carne de frango e a carne suína, com ausência de cotas limitadoras com tarifa zero.
Apenas no primeiro bimestre, as exportações de carne de frango para o mercado mexicano cresceram 349,2%, saltando de 7 mil toneladas no ano passado para 31,6 mil toneladas nos dois primeiros meses deste ano. O mesmo ocorreu com carne suína, que registrou 4,2 mil toneladas importadas no período pelo México. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado foram apenas 25 toneladas.