As arabinofuranosidases (ABFs) surgiram como a revolução na eficácia das xilanases para degradar a hemicelulose das plantas, permitindo a melhoria da digestibilidade total dos alimentos
Em artigo publicado na edição de setembro da revista do AviSite, pesquisadores da Adisseo abordam as arabinofuranosidases (ABFs). Segundo o artigo, “os carboidratos representam a principal fonte de energia na alimentação animal. Eles são encontrados principalmente em cereais ou subprodutos de cereais. Contudo, além do amido, os principais carboidratos ricos em energia, os cereais contêm polissacarídeos não amiláceos (PNAs), que não são facilmente digeridos no intestino delgado de aves e suínos.”
A grande variedade de matérias-primas vegetais utilizadas na alimentação avícola e suína e a complexidade dos polissacarídeos de cada uma evidenciam a necessidade de uma ampla gama de atividades enzimáticas para amenizar a maior parte de seus efeitos antinutricionais e obter a total disponibilidade de seus nutrientes.
Diversos autores comprovaram em experimentos in vivo que um complexo multienzimático contendo ABFs em conjunto com diferentes carboidrases pode trazer benefícios expressivos aos animais, relacionados não só ao aumento da digestibilidade dos nutrientes, mas também à melhora da saúde intestinal, sendo uma excelente alternativa quando é necessário melhorar o valor nutricional de uma dieta visando melhorar o desempenho animal e até mesmo reduzir os custos de formulação.
Leia o artigo completo na página 50 da Revista do AviSite, clicando abaixo:
Acompanhe as últimas Edições das Revistas Mundo Agro