A Associação de Suinocultores do Espírito Santo iniciou, ontem, quinta-feira (19/02) as atividades do Programa Anual de Capacitação de Suinocultores – Qualificases, para o ano de 2025.
O módulo 1 da capacitação aconteceu no município de Conceição do Castelo – ES e contou com a presença de cerca de 50 pessoas que assistiram à palestra do médico-veterinário Geraldo Shukuri.
Shukuri falou sobre a aplicação prática de manejos nutricionais no potencial produtivo das fêmeas na lactação. Tais aplicações podem auxiliar na melhora na integridade intestinal das matrizes e maior produção de leite, resultando em animais mais saudáveis e, consequentemente, maior ganho de peso dos leitões.
De acordo com Geraldo Shukuri, o potencial produtivo da fêmea suína durante a lactação pode ser expresso de acordo com os manejos nutricionais e de composição da carcaça, formados desde o período da recria das leitoas, passando pelo programa da primeira gestação e os manejos de equalização e também nutricionais na maternidade. “Com o avanço do progresso genético cada vez mais veloz e voltado ao desempenho dos animais na terminação, com melhores conversões alimentares e ganhos de peso, algumas mudanças de conceito e de ações se tornam necessárias para se obter o que os animais das novas gerações são capazes de produzir”, destaca o palestrante.