Diante da situação de calamidade causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, auditores fiscais federais agropecuários que atuam no Estado decidiram suspender a mobilização por reestruturação da carreira que afetava o ritmo dos trabalhos e vão concentrar esforços para evitar maiores transtornos ao setor agropecuário local. A “operação padrão” dura desde 22 de janeiro em todo o país.
Por outro lado, houve uma intensificação do movimento no restante do país desde sexta-feira (3/5). Foram previstas operações para fiscalizar a condição de higiene dos frigoríficos, semelhante à realizada em fevereiro e que atrasou os abates em várias plantas. Nesta terça-feira (7/5), a categoria vai votar em assembleia-geral um indicativo de greve diante da “inércia” e da falta de respostas do governo federal às demandas dos servidores.
Em nota, o sindicato da categoria (Anffa Sindical) afirmou que os auditores “decidiram suspender a mobilização no Rio Grande do Sul em razão da situação, de forma a não deixar cargas paradas, caminhoneiros nas estradas, e para liberar o máximo possível de importações de alimentos”.
Os servidores avaliam, inclusive, a possibilidade de realizar uma força-tarefa no Estado para não deixar nenhuma demanda represada, acrescentou a entidade.
Já sobre a intensificação da mobilização nos demais Estados e da possibilidade de greve, o sindicato afirma que as medidas são respostas à “inércia” do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, “que não quer negociar com a carreira”, disse o Anffa. A última proposta apresentada pelo governo federal, feita em março, foi recusada por quase 99% dos auditores em assembleia. Desde então, não houve mais tratativas.
O Anffa alega que o tratamento tem sido diferente em relação a outras carreiras que foram chamadas outras vezes para negociar.
Nesta sexta-feira, além das operações em frigoríficos, os servidores fiscalizaram as madeiras usadas para armazenar e transportar mercadorias nos portos. No início de março, uma ação semelhante atrasou a liberação de cargas de peças e componentes eletrônicos usados na fabricação de automóveis.