O presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, autoridades brasileiras e chinesas durante a inauguração do primeiro escritório internacional da cooperativa, em Xangai, na China.
Em um passo decisivo para a consolidação de sua presença no mercado internacional, a Aurora Coop inaugurou oficialmente na segunda quinzena de maio sua primeira unidade comercial no exterior. Localizado na região de Pudong, em Xangai, o escritório marca o início de uma nova fase no projeto de internacionalização da cooperativa brasileira, que se destaca como uma das maiores fornecedoras de carnes de aves e suínos no mundo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Neivor Canton e do secretário de relações internacionais do Ministério da Agricultura, Luís Rua, representantes de instituições chinesas e dos principais importadores locais. A nova unidade tem 102 metros quadrados e abriga uma equipe mista de colaboradores brasileiros e chineses, com o objetivo de aprimorar a performance das operações já realizadas e abrir novas oportunidades de negócios.
O diretor comercial de exportação da Aurora Coop, Dilvo Casagranda — responsável pela condução do projeto — apresentou aos convidados a estrutura da cooperativa no Brasil e seu desempenho no mercado internacional. Em sua fala, destacou a relevância estratégica da unidade em Xangai, considerando que a China é o principal destino das exportações da cooperativa, respondendo por 20% do volume total embarcado.
“O mercado chinês é essencial para alguns cortes específicos, como asas e pés de frango, que têm grande aceitação por questões culturais. Estar mais próximo dos clientes permitirá compreender melhor suas demandas e desenvolver produtos sob medida para atender essas preferências”, afirmou Casagranda. Segundo ele, a aproximação física com os parceiros comerciais permitirá mais agilidade nas decisões e maior assertividade no atendimento às necessidades do mercado asiático.
A iniciativa está alinhada ao planejamento estratégico da Aurora Coop, que tem como uma de suas diretrizes o fortalecimento da atuação no mercado externo. Em 2024, a receita operacional bruta da cooperativa no exterior cresceu 23,7%, totalizando R$ 9,1 bilhões. No mesmo período, o mercado interno representou um faturamento de R$ 15,7 bilhões, com crescimento de 10%. Dessa forma, 63,6% da receita foi originada no Brasil, enquanto 36,4% veio das exportações. Em termos de volume, 64,4% da produção permaneceu no mercado doméstico, e 35,6% foi direcionado ao mercado mundial.
Para o presidente Neivor Canton, a abertura da unidade representa um marco histórico. “Esse passo simboliza a consolidação de um trabalho sério e correto, que começa no campo e agora chega mais próximo do consumidor internacional. A presença física na China é mais que necessária, considerando a importância crescente do mercado externo para a cooperativa e as oportunidades que ele proporciona aos nossos produtores rurais associados.”
Canton também ressaltou o papel do Conselho de Administração e das cooperativas filiadas na tomada de decisão que viabilizou a expansão internacional. “Queremos estar onde estão nossos clientes e valorizar ainda mais as parcerias estratégicas que construímos ao longo do tempo. Essa unidade é reflexo de uma visão de futuro e de um compromisso com a excelência na produção e comercialização de alimentos.”
Com a unidade em Xangai, a Aurora Coop reforça seu posicionamento global e fortalece sua relação com o maior mercado importador de seus produtos, apostando em proximidade, inovação e competitividade para ampliar sua atuação internacional.10