Dois meses atrás (20 de fevereiro de 2024), o AviSite apresentou matéria mostrando a sazonalidade de preços de boi, suíno e frango com base no preço médio do ano anterior. O exercício abaixo tem o mesmo objetivo, mas utiliza por base o preço médio de cada exercício. Os resultados são praticamente iguais.
Em outras palavras, os piores momentos do ano para os três produtos são vivenciados em torno do bimestre abril/maio. Na avaliação abrangendo um espaço de 20 anos, o mês mais fraco para o frango foi registrado em abril. Já para o boi e o suíno o fundo do poço ocorreu em maio.
Nesse histórico, apesar da baixa no mês de maio, o preço do boi apresenta relativa estabilidade por todo o primeiro semestre. Embora moderada, a fase de recuperação começa em junho, estendendo-se até novembro, quando ocorre o pico de preços do ano – mas sem alcançar os níveis do frango e do suíno.
Ao contrário do boi, o suíno tem forte queda até maio, quando começa aguda recuperação que se estende até o final do ano. Nesse processo, o suíno registra uma amplitude de preço (diferença entre cotação mínima e máxima) da ordem de 28%, enquanto no boi a amplitude não vai além de 8%.
O frango fica no meio termo, com cerca de 17% de amplitude entre preço mínimo e máximo. E seu menor preço no ano (na média das duas últimas décadas) ocorre no mês de maio.