Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), liderada pelo secretário-executivo adjunto Cléber Soares, o secretário de Política Agrícola Guilherme Campos e o assessor para Programas Estratégicos da Secretaria Executiva, José Carlos Polidoro, esteve no México para reforçar a colaboração entre os países latino-americanos no setor de seguro agropecuário. O momento foi marcado pela assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Asociación Latinoamericana para el Desarrolo del Seguro Rural Agropecuário (ALASA), com vistas ao fortalecimento de políticas de proteção para o setor.
O MoU prevê, entre outras ações, a realização do XVIII Congresso Internacional da ALASA, que ocorrerá de 7 e 10 de abril de 2025, em Brasília. O evento reunirá seguradoras, resseguradoras, brokers, autoridades governamentais, agricultores, organizações do setor agropecuário, instituições financeiras e representantes internacionais, abordando temas como os desafios climáticos, compliance e seguros verdes, avanços nos seguros paramétricos e catastróficos, e o uso de inteligência artificial para inovações tecnológicas na área.
A missão também visou a análise das políticas públicas de seguro rural no México, país que é referência na implementação e uso de seguros agropecuários, incluindo modelos paramétricos e catastróficos. Durante a visita, a comitiva do Mapa realizou reuniões com a nova equipe do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SADER), fortalecendo as relações bilaterais e explorando possibilidades de cooperação em áreas de interesse mútuo.
Outro ponto importante da agenda foi o encontro com representantes do Ministério da Fazenda e Crédito Público (SHCP) para tratar sobre o mercado de crédito e seguro agropecuário mexicano. Em reunião com o Diretor Geral dos Fideicomisos Instituidos en Relación con la Agricultura (FIRA), foi discutida a atuação da instituição como facilitadora de acesso ao crédito, por meio de operações de crédito e concessão de garantias para projetos ligados à agricultura, pecuária, agroindústria, pesca e atividades rurais.
A comitiva também teve a oportunidade de conhecer o exemplo bem-sucedido do Estado de Veracruz no uso de seguros paramétricos e catastróficos, uma estratégia adotada pelo governo local para proteger regiões e produtores vulneráveis aos impactos climáticos. Para ampliar o diálogo com o setor de seguros, houve ainda uma reunião com o presidente da Associação Mexicana de Instituições de Seguro, além de representantes de fundos de seguro, bancos e empresas do setor. Todas as reuniões foram acompanhadas pela adida agrícola no país, Adriane Cruvinel.
“Com essa missão, reafirmamos o papel do Brasil como líder na promoção de soluções para a segurança agropecuária em nossa região. O compromisso do ministro Carlos Fávaro e de toda a equipe do Mapa é assegurar que políticas de seguro rural robustas estejam ao alcance de nossos produtores, reforçando a resiliência do setor e estabelecendo parcerias sólidas na América Latina”, destacou o secretário-executivo adjunto Cléber Soares.