País asiático anuncia autorização para importação de ovoprodutos brasileiros e manifesta interesse em novas iniciativas de sustentabilidade e inovação agrícola.
Ontem, quinta-feira (16), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu na sede da Pasta, a ministra da Sustentabilidade e Meio Ambiente de Singapura, Grace Fu Hai Yien, e sua delegação. O encontro teve como foco o fortalecimento das relações comerciais entre os países, com ênfase na cooperação agropecuária e em iniciativas sustentáveis.
Durante a reunião, o ministro Fávaro destacou a sólida relação diplomática e comercial entre Brasil e Singapura, baseada em respeito e confiança mútua. “O Brasil se consolidou como um grande produtor de alimentos e energia, com qualidade e segurança no fornecimento aos nossos parceiros e com respeito ao meio ambiente. Mas uma boa relação comercial é uma via de mão dupla: se nossa vocação é produzir alimentos, também devemos estar abertos a fazer negócios com os produtos de Singapura”, afirmou.
Entre os temas tratados, o ministro ressaltou o empenho do governo brasileiro para a formalização do Acordo de Livre-Comércio entre o Mercosul e Singapura, destacando sua importância para ampliar as oportunidades bilaterais. “Tenho trabalhado intensamente para que possamos formalizar esse acordo, que é fundamental para criar negócios e fortalecer nossos laços econômicos. Confio que o Congresso Nacional brasileiro avançará rapidamente para consolidar este importante marco para nossos países”, disse Fávaro.
A ministra Grace Fu reforçou o papel estratégico do Brasil para a segurança alimentar de Singapura, lembrando que o país asiático importa mais de 50% das carnes bovina, de aves e suína do Brasil. Ela também destacou a relevância do acordo Mercosul–Singapura para facilitar o comércio e diversificar parcerias.
Durante o encontro, o ministro Fávaro apresentou o programa Caminho Verde Brasil, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que tem como meta recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade ao longo dos próximos dez anos, convertendo essas áreas em terras agricultáveis de alto rendimento, sem necessidade de desmatamento. A ministra Grace Fu elogiou a iniciativa e manifestou interesse em promover cooperação tecnológica e ambiental com o Brasil.
“Singapura é uma ilha pequena, com área limitada, mas temos ampla infraestrutura energética e buscamos alternativas para descarbonizar nossa economia. Podemos avançar em cooperações, como o uso de resíduos agrícolas na produção de combustível sustentável para a aviação,” destacou a ministra.
A robustez do sistema de defesa agropecuária brasileiro também foi tema da reunião. O ministro Fávaro ressaltou a confiança internacional no sistema, exemplificando com o rápido controle de um caso isolado de influenza aviária em 2023. “Graças ao nosso sistema de defesa, o vírus foi contido em uma única granja. Agradeço a Singapura por reconhecer prontamente o status de livre da gripe aviária, reforçando a confiança na nossa capacidade sanitária”, afirmou.
Grace Fu observou que Singapura também adotou protocolos de regionalização, o que garantiu a continuidade das importações brasileiras. “Essa abordagem é vantajosa para todos: permite que os exportadores não afetados continuem operando e ajuda a manter a segurança alimentar. Queremos seguir cooperando com o Brasil nessa área, inclusive em questões relacionadas aos alimentos”, pontuou.
Ao final da reunião, a ministra Grace Fu entregou ao ministro Fávaro o documento oficial do governo de Singapura que autoriza a importação de ovoprodutos brasileiros. Fávaro celebrou o novo mercado aberto e ressaltou seus impactos positivos. “Essa conquista representa mais emprego, mais renda e o fortalecimento do comércio internacional, levando ao mundo alimentos de qualidade produzidos pelo Brasil”, concluiu.