O Centro visa integrar pesquisa, inovação e tecnologia com a finalidade de atender as especificidades do mercado local garantindo a segurança alimentar no Reino.
Como mais um passo para consolidar a sua presença estratégica na Arábia Saudita, a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e proprietária das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, e a Halal Products Development Company (HPDC), uma empresa do Public Investment Fund (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita, anunciam nesta terça-feira (19) a criação de um Centro de Inovação na sua fábrica de alimentos processados em Jeddah, a segunda maior cidade do reino.
O complexo laboratorial está a ser projetado com foco na inovação, segurança e excelência em qualidade, atendendo a rigorosos requisitos regulatórios e às expectativas do mercado local. Após a construção de uma nova fábrica de alimentos processados anunciada em abril deste ano, este investimento reflete o compromisso de ambas as empresas em investir no fornecimento local de alimentos halal e na inovação no Reino, em linha com a Visão 2030.
Paralelamente, a BRF e a HPDC oficializaram a criação de um Centro de Excelência responsável pela gestão de informações e dados, conectando, adaptando e implementando as melhores práticas para otimizar os processos e maximizar as operações.
“O investimento na criação de um Centro de Inovação em Jeddah é um passo estratégico para consolidar a nossa presença local na Arábia Saudita. A integração entre pesquisa, tecnologia de ponta e talento local nos possibilita aumentar a eficiência operacional e, principalmente, atender às necessidades específicas dos consumidores locais”, afirma Marquinhos Molina, CEO da BRF Arabia.
O Centro de Inovação contará com um laboratório de última geração dividido em três áreas especializadas: um Laboratório Físico-Químico focado em especificações técnicas e controle de qualidade; um Laboratório Microbiológico que garante a biossegurança e previne a contaminação dos alimentos; e um Laboratório Sensorial que avalia se o sabor, aroma, textura e aparência atendendo às demandas específicas do mercado consumidor local.
Mão de obra qualificada
A fábrica de Jeddah deverá gerar mais de 500 empregos diretos na região, incluindo profissionais especializados que trabalharão no Centro de Inovação. Esses profissionais serão responsáveis pela padronização e otimização dos processos de fabricação, garantindo a excelência na qualidade e o cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança alimentar. Isso está em consonância com as prioridades nacionais de desenvolvimento da força de trabalho e reforça a localização de empregos intensivos em conhecimento no Reino.
“O Centro de Inovação representa um passo significativo na missão da HPDC de construir um ecossistema halal de classe mundial e posicionar o Reino como um centro global halal. Ele reforça o nosso compromisso com o fortalecimento das capacidades de produção local, a promoção da autossuficiência e a criação de oportunidades de emprego de alto valor, todos essenciais para alcançar as metas de sustentabilidade e diversificação económica delineadas na Visão 2030. O Centro servirá como plataforma de lançamento para futuras inovações em produtos halal, posicionando a Arábia Saudita como referência global neste setor”, enfatizou Fahad Alnuhait, CEO da HPDC.
Fábrica de Jeddah
Anunciada em abril deste ano, a nova fábrica dedicada a alimentos processados terá uma capacidade de produção anual estimada em 40 mil toneladas e um investimento de US$ 160 milhões na sua fase inicial. A produção atenderá ao mercado saudita, com potencial para exportação para outros países da região. O início das operações está previsto para meados de 2026.
Presença no Médio Oriente
A BRF atua no Médio Oriente há mais de 50 anos e lidera o mercado com a sua marca Sadia, exportando para mais de 14 países da região. Em 2025, a empresa, por meio da BRF Arabia — sua joint venture com a HPDC —, entrou oficialmente no setor de produção de aves halal na Arábia Saudita com a aquisição de 26% das ações da Addoha Poultry Company, uma empresa bem estabelecida no mercado saudita, marcando sua entrada oficial no setor de produção de aves halal no reino. Como resultado dessa aquisição, os produtos Sadia agora também são produzidos localmente nas instalações da Addoha.