A BRF foi reconhecida pelo 13º ano consecutivo com o Selo Ouro pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, ferramenta que visa estimular empresas brasileiras na tomada de decisão para a mitigação de seu impacto sobre o clima ambiental e a mensuração e gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa. O selo é concedido aos inventários completos de instituições que apresentam suas emissões verificadas por empresas especializadas, e reforça o compromisso e a transparência de medidas das companhias que contribuam com a neutralidade climática.
“A renovação do selo ouro reforça o comprometimento com a nossa agenda ESG e com a transparência de nossas ações e compromissos globais de sustentabilidade, que impactam positivamente o meio ambiente, a cadeia produtiva e as comunidades onde estamos inseridos”, afirma Raquel Ogando, diretora de Reputação e Sustentabilidade da BRF.
A Companhia, que é uma das empresas fundadoras do Programa Brasileiro GHG Protocol, tem atuado para reduzir as emissões e estabeleceu o compromisso de ser NetZero até 2040. Para isso, definiu um conjunto de iniciativas em quatro frentes prioritárias: compra sustentável de grãos; fomento à agricultura de baixo carbono; aumento do uso de energia renovável e incremento da eficiência operacional.
Entre as ações em andamento, destaque para a construção de parques de energia eólica e solar, no Nordeste, em parceria com AES Brasil e Pontoon, respectivamente; rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos dos biomas Amazônia e Cerrado até 2025; parceria com instituições financeiras a fim de estimular à adesão de energia por seus produtores integrados, por exemplo.