Resultados refletem o foco em excelência operacional e a estratégia de diversificação de mercados.
No segundo trimestre, Companhia registra crescimento de 6% no volume do Brasil impulsionado por produtos de valor agregado e aumento da base de clientes.
Destaque para alavancagem no menor nível histórico de 0,43x.
A BRF, dona das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, encerrou a primeira metade de 2025 com o melhor resultado semestral de sua história, registrando um EBITDA de R$ 5,3 bilhões, 11% acima de 2024, e um lucro líquido de R$ 1,9 bilhão, 14% maior comparado ao mesmo período do ano passado. No segundo trimestre do ano, a empresa registrou receita líquida de R$ 15,4 bilhões, uma alta de 3% na comparação anual. O EBITDA ajustado foi de R$ 2,5 bilhões e lucro líquido de R$735 milhões. O fluxo de caixa livre foi de R$ 842 milhões e o índice de alavancagem foi o menor já registrado na história da Companhia em 0,43 vezes.
O BRF+, programa de eficiência operacional, continuou a impulsionar os resultados do trimestre com ações voltadas para a otimização de processos industriais e gestão de custos com captura de R$ 208 milhões.
Para o CEO da BRF, Miguel Gularte, os resultados obtidos até o momento refletem com clareza a excelência operacional e a visão estratégica que norteiam a atuação da Companhia. “Os números evidenciam a capacidade de reação e resiliência da empresa. Nosso foco em eficiência nos permitiu alcançar resultados consistentes, mesmo em um cenário adverso como o que se apresentou no trimestre, marcado por restrições nas exportações de frango”, afirma o executivo.
No Brasil, a Companhia apresentou de crescimento de volume da ordem de 6%, com ganhos especialmente no segmento de processados, registrando o maior volume já comercializado em um 2º trimestre de sua história, gerando uma receita líquida de R$ 8,1 bilhões. Esse avanço contribuiu para um EBITDA de R$1,3 bilhão e margem de 16,4%. O desempenho positivo foi impulsionado pela evolução sequencial na execução da estratégia comercial. A empresa segue aumentando a sua base de clientes, que hoje ultrapassa 330 mil pontos de venda, mantendo níveis de serviços logísticos em ótimos patamares e maior capilaridade no mercado interno.
Durante o trimestre, a BRF investiu em inovações assertivas em seu portfólio, como o lançamento da Salsicha Pop Dog da Sadia, feita com carne bovina, e entrada da Perdigão na categoria de lanches prontos. Além disso, a empresa apresentou resultados positivos na ampliação do portfólio de hambúrgueres com a parceria entre as marcas Sadia/Bassi e Perdigão/Montana, alavancados pela abrangência da força de vendas e distribuição.
No mercado internacional, a estratégia de diversificação geográfica permitiu à BRF sustentar patamares competitivos de preço durante o trimestre. A Companhia registrou EBITDA ajustado de R$1,2 bilhão e margem de 17,3%. No período, a empresa obteve 11 novas habilitações para exportação, com destaques para Argentina e Canadá, totalizando 198 desde 2022.
No mercado Halal, a Companhia segue avançando sua participação no segmento de valor agregado com ganho de 1,4 p.p de market share em processados nos países do GCC. Outro destaque foi a entrada na categoria de frango resfriado na Arábia Saudita em julho, com o lançamento da Sadia Fresh por meio da Addoha Poultry Company.
“O endividamento regrediu para 4,7 bilhões, a alavancagem fechou o semestre em 0,43x, menor nível histórico e a geração de caixa livre segue suportando nossos planos de crescimento global de forma sustentável”, destaca o vice-presidente de Finanças e RI da BRF, Fábio Mariano.
A empresa avançou na agenda de sustentabilidade, reforçando o seu compromisso com o futuro e com práticas responsáveis. A Companhia foi reconhecida na “A List 2024” do CDP pelo trabalho de gestão de emissões de gases de efeito estufa. O Instituto BRF promoveu a campanha de voluntariado “Educação para o Futuro”, que beneficiou diretamente mais de 5 mil pessoas por meio da revitalização de espaços educativos e dinâmicas com jovens sobre o mercado de trabalho. A Companhia segue valorizando seus times. Apenas nos últimos 12 meses, mais de 70% das vagas de liderança foram preenchidas pelos colaboradores, o que reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento de seus talentos internos.
“Os ótimos resultados destes primeiros seis meses do ano demonstram nossa trajetória consistente de eficiência e de geração de valor com foco no longo prazo. Continuaremos norteados pela busca da excelência operacional, além de seguimos firmes e otimistas na jornada de crescimento sustentável da Companhia, tendo como base nosso compromisso com a qualidade, a segurança e a integridade em tudo o que fazemos”, conclui Miguel Gularte.