Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
quinta-feira, 8 de janeiro de 2026
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
EMPRESAS E PRODUTOS
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco

Calor coloca suínos em risco e obriga criadores a investir em climatização

  • 28 novembro, 2023
  • Ponta Grossa, PR,
  • -Ambiência, Bem-estar e Manejo

Pouco mais de um terço das granjas são climatizadas no Brasil

Na granja do suinocultor Losivanio Luiz de Lorenzi, em Orleans (SC), o clima das últimas semanas acendeu um alerta. O produtor independente conta com 320 matrizes – fêmeas de porcos utilizadas para a reprodução, na fase de gestação de suínos. Com temperaturas entre 28º C a 38º C, somadas às chuvas, o mormaço predomina na região.

“Se não controlarmos bem a temperatura ambiente pode gerar estresse por calor nas fêmeas e desandar uma diarréia nos leitões, gerando perda de peso e até a morte dos animais”, ressalta Losivanio.

As ondas de calor têm afetado o setor da agropecuária e, além das lavouras, os plantéis têm exigido cuidados especiais. No caso dos suínos, a preocupação está relacionada ao estresse térmico, uma vez que eles aplicam a energia corporal em mecanismos para termorregular o organismo, causando queda na taxa de natalidade e outros problemas que impactam a produtividade. Assim, o calor representa um desafio para criadores.

Para manter a climatização de galpões das granjas, a preconização aos suinocultores é o investimento na instalação de sistemas que garantam a temperatura ideal para os animais.

Mas, segundo Ricardo Marozzin, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (Anfeas), o índice de granjas de suínos climatizadas no Brasil é de pouco mais de um terço.

“Nosso intuito é incentivar a transição tecnológica na suinocultura de precisão, tentando demonstrar ao setor a importância de trabalhar no âmbito da climatização, em função da característica dos animais”, comenta. E completa: “o setor avança a passos muito rápidos, mas ainda está se deixando na mesa uma perda econômica”.

Consumo de água e energia

 

Nas propriedades, para amenizar a temperatura e deixar o ambiente mais adequado ao plantel, suinocultores que ainda não implantaram o sistema de climatização com galpões em pressão negativa – o mais avançado atualmente – utilizam opções de resfriamento com alta pressão ou até mesmo com ventiladores. Independentemente da opção, o consumo de água e de energia – recursos necessários para o funcionamento dos equipamentos – pode aumentar entre 10% a 40% nos períodos de clima mais quente, segundo produtores ouvidos pela Globo Rural.

No caso de Losivanio, a opção adotada para amenizar a temperatura no espaço são os pulverizadores de água com alta pressão e exaustores. O suinocultor conta que a granja da propriedade é antiga, com uma parte nova construída em 2007. Ele acredita que no período mais crítico de calor – normalmente entre novembro a março – o consumo de energia no local aumenta entre 10% a 15%. Quanto à água, ele diz ser difícil precisar, mas também há um crescimento no consumo.

Já o suinocultor Rodrigo Bisolo, que possui duas granjas em Seara (SC) totalizando 5.400 matrizes – o maior produtor do município, integrado à JBS -, conta com galpões de pressão negativa desde 2013. Rodrigo considera que o consumo de água cresce em torno de 40% nos dias mais quentes. “Não adianta ter tudo climatizado se não cuidar do fornecimento de água e energia”, adverte.

Para manter o funcionamento do sistema, a propriedade conta com geradores de emergência e capta 90% da água utilizada na climatização de cisternas instaladas no local. Quanto ao gasto com energia, ele acredita que se mantenha o mesmo, uma vez que no inverno é necessário usar o recurso para o sistema de aquecimento.

O suinocultor lembra que, antes de ter a granja climatizada com o modelo de pressão negativa, perdeu muitos porcos devido aos efeitos do calor. “Optamos por instalar o sistema em todos os barracões porque, a cada verão, era um sofrimento para os animais”, conta.

Rodrigo chegou a passar as tardes, junto com a esposa, jogando água com mangueira, na granja, para tentar baixar a temperatura dos suínos.

“Vimos muitos deles morrerem. Desde 2013 não perdemos um animal por causa da temperatura”, completa.

Nas granjas de Rodrigo Bisolo em Seara (SC), consumo de água cresce em torno de 40% nos dias mais quentes — Foto: Arquivo pessoal
Nas granjas de Rodrigo Bisolo em Seara (SC), consumo de água cresce em torno de 40% nos dias mais quentes — Foto: Arquivo pessoal

Climatização

 

Ricardo Marozzin, da Anfeas, reforça que os suínos possuem a termorregulação metabólica limitada para a perda de calor – “é um animal com carência de dissipação térmica” – e que exige atenção ainda maior nos setores reprodutivos, em especial nas áreas de gestação e maternidade.

Entre as consequências que o calor pode trazer para essa fase da cadeia produtiva está a baixa ingestão alimentar, com risco de aborto espontâneo e queda na produção de leite das fêmeas lactantes, o que tem reflexos diretos na produtividade. Além disso, a fêmea pode ficar bastante debilitada, o que afetará o desempenho reprodutivo do plantel.

“Quanto menor o número de leitões desmamados por fêmea no ano, menor a eficiência produtiva e maiores os impactos econômicos”, reforça.

Já na fase de engorda, Marozzin comenta que o setor não coloca tanta ênfase na climatização, mas que também se verifica dificuldade de ingestão alimentar nessa etapa, fazendo com que os animais não ganhem o peso diário preconizado, deixando de otimizar todo o seu potencial genético, nutricional e produtivo.

“O espaço climatizado propicia um ambiente de termoneutralidade, adequado ao bem-estar”, enfatiza. E acrescenta que para cada uma das fases há critérios indicados para o sistema de pressão negativa, como taxa de renovação e velocidade do ar: “as premissas precisam ser bem observadas, com equilíbrio da dimensão das instalações e do sistema de climatização. Não se deve espelhar a suinocultura na avicultura nessa questão, pois as necessidades dos animais e de cada fase fisiológica é diferente”.

Marozzin orienta para que o suinocultor busque informações com profissionais e empresas especializadas para o desenvolvimento de um projeto de climatização visando a potencialização dos ganhos.

Custos

 

Os custos para implantação de um sistema de climatização varia de acordo com a fase do ciclo de vida dos animais: maternidade, gestação, creche ou terminação. Segundo o presidente da Anfeas, nas fases de gestão e maternidade, consideradas as mais críticas, o investimento fica em torno de R$ 350 por fêmea alojada.

Marozzin destaca que o investimento compensa, uma vez que o suinocultor pode ter “perdas gigantescas” sem um sistema de climatização eficiente. O executivo destaca que o processo vai ao encontro de ações de sustentabilidade e de economia circular nas propriedades, que têm apostado na geração de energia renovável e de biogás, assim como em estratégias de reuso da água.

“Sem falar no quesito relacionado ao bem-estar animal, que hoje significa mais competitividade ao setor, que enfrenta o mercado internacional, uma vez que a suinocultura vem ganhando espaço na agenda exportadora”, avalia o executivo. Ele ressalta que a associação promove e defende constantemente um debate a respeito da importância do crédito agrícola para a tecnificação das propriedades rurais do setor.

  • Fonte: Globo Rural
  • Autor:Assessoria de Imprensa

Notícias Relacionadas

Cursos e Eventos

Brasil reforça parceria com a África do Sul em seminário técnico sobre segurança alimentar

Leia Mais
19 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Grãos: Anec eleva projeção de exportação de soja, milho e farelo em dezembro

Leia Mais
19 de dezembro de 2025
Saúde Animal

Zoetis reforça a diferença tecnológica entre vacinas comerciais registradas e autógenas e alerta produtores sobre critérios de escolha

Leia Mais
19 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira

Leia Mais
19 de dezembro de 2025

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
logo-evonik
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard
Anterior
Próximo

Notícias Relacionadas

Cursos e Eventos

Brasil reforça parceria com a África do Sul em seminário técnico sobre segurança alimentar

A cidade de Pretória recebeu na quarta-feira (10) a quarta edição do Road Show Internacional

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Grãos: Anec eleva projeção de exportação de soja, milho e farelo em dezembro

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) elevou a estimativa de exportação de soja

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Saúde Animal

Zoetis reforça a diferença tecnológica entre vacinas comerciais registradas e autógenas e alerta produtores sobre critérios de escolha

A sanidade animal tem ganhado cada vez mais relevância no agro brasileiro, impulsionada pelo crescimento

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira

A suinocultura industrial de Santa Catarina manteve, em 2025, a posição de maior produtor e

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

SUÍNOS/CEPEA: Festas de fim de ano elevam demanda e preços

A demanda por alguns cortes suínos tipicamente consumidos nas festas de final de ano tem

Leia Mais
comercial 18 de dezembro de 2025
Nutrição

25 Anos de Transformação na Alimentação Animal: O Brasil em Rumo Sustentável

A indústria brasileira de alimentação animal completa 25 anos de evolução e reafirma seu papel

Leia Mais
comercial 17 de dezembro de 2025

Últimas Notícias

Saúde Animal

China impõe tarifas de até 19,8% sobre carne suína da União Europeia

A China começará a aplicar, a partir desta quarta-feira (17), tarifas antidumping que variam entre

Leia Mais
17 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Chuvas impulsionam lavouras em desenvolvimento, mas excesso de umidade acende alerta para soja e milho

A semana será marcada por impactos contrastantes nas lavouras brasileiras, em função do avanço de

Leia Mais
17 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Mesmo sem a contribuição do frango, entre janeiro e novembro receita cambial das carnes aumentou perto de 20%

Dados compilados pelo MAPA junto à SECEX/MDIC apontam que nos 11 primeiros meses de 2025

Leia Mais
17 de dezembro de 2025
REVISTAS

Revista Mundo Agro: Edição de Dezembro traz o balanço do setor de proteínas e aponta tendências para 2025

A Revista Mundo Agro – Edição de Dezembro chega ao mercado com uma proposta editorial

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Saúde Animal

China impõe tarifas antidumping a produtos suínos da UE

A China vai aplicar tarifas antidumping entre 4,9% e 19,8% a determinados produtos suínos importados

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas duas primeiras semanas de dezembro

Mesmo apresentando alguma redução em relação aos resultados da primeira semana do mês, as exportações

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Diversos

Consumo de carne suína cresce nas festas de Natal e Ano-Novo

A carne suína volta a ocupar espaço central na mesa do brasileiro durante as festividades

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Mercado de Suínos fecha 2025 com crescimento expressivo e boas margens; 2026 exige cautela e atenção

O setor suinícola encerra 2025 com desempenho acima das expectativas, sustentado por aumento da produção,

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações de carne suína recuam em novembro, mas Brasil deve liderar crescimento global em 2026

As exportações brasileiras de carne suína perderam ritmo em novembro, refletindo um cenário de preços

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Diversos

Brasileiro deve consumir mais carne suína nas festas deste fim de ano

O consumo de carne suína no Brasil deve manter a tendência de crescimento neste mês

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações de carne suína caem 26,3% em novembro, maior retração mensal desde 2015

As exportações brasileiras de carne suína registraram uma queda expressiva de 26,3% em novembro de

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Diversos

Linguiça de Bragança Paulista ganha selo Sisbi e poderá ser vendida em todo o país

A tradicional Linguiça de Bragança Paulista, símbolo gastronômico do interior paulista, acaba de conquistar o

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

SOJA/CEPEA: Negócios se aquecem no spot

As negociações envolvendo soja no mercado spot se aqueceram na última semana, aponta levantamento do

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

MILHO/CEPEA: Menor demanda pressiona cotações

Embora tenham iniciado a última semana em patamares maiores, os preços do milho caíram ao

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

Mundo Pata: a nova marca de produtos pet da Pif Paf Alimentos

A Pif Paf Alimentos avança de forma consistente no segmento pet com a criação da

Leia Mais
12 de dezembro de 2025

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

SUÍNOS/CEPEA: Exportações registram maior queda mensal desde 2015

As exportações brasileiras de carne suína recuaram 26,3% em novembro em relação a outubro, registrando

Leia Mais
comercial 11 de dezembro de 2025
Produção

No Espírito Santo, produção animal tem alta no abate de aves e bovinos e no volume de ovos

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulga o balanço dos setores de

Leia Mais
AviSite - Redação 11 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Comércio mundial de carnes em 2026: só a de frango continua em expansão, diz USDA

Nas previsões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), após aumentarem em 2025, as exportações

Leia Mais
AviSite - Redação 11 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Exportações de soja, milho e farelo sobem em dezembro e consolidam novo recorde anual, aponta Anec

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para cima suas projeções de exportação

Leia Mais
comercial 10 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações de carne suína disparam 45% na primeira semana de dezembro

As exportações brasileiras de carne suína começaram dezembro de 2025 com forte aceleração, segundo dados

Leia Mais
comercial 10 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

ABCS destaca força da suinocultura brasileira em evento regional sobre febre aftosa no Paraguai

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) participou, nos dias 25 e 26 de

Leia Mais
comercial 10 de dezembro de 2025
Diversos

Presunto pata negra, bacalhau e outros itens proibidos são apreendidos em cruzeiro

Produtos de interesse agropecuário foram apreendidos no Porto de Santos (SP) pela equipe da Vigilância

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

ABCS reúne líderes do varejo para traçar caminhos estratégicos da carne suína em 2026

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS),  promoveu, no dia 4 de dezembro, em

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Saúde Animal

Cinco laboratórios da Espanha estão na mira de investigação sobre origem de surto de peste suína, que aflige produtores de carne

As autoridades da Catalunha anunciaram neste sábado (7) que cinco laboratórios estão sob investigação por

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Diversos

SOJA/CEPEA: Negócios iniciam dezembro em ritmo lento; produtor segue atento ao clima

Levantamento do Cepea mostra que as negociações envolvendo soja e derivados estão em ritmo lento

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

MILHO/CEPEA: Maior interesse comprador e retração vendedora mantêm preços em alta

Os preços do milho seguiram em alta no mercado interno na última semana, com o

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Diversos

Nova diretoria do Nucleovet toma posse com Aletéia Balestrin na presidência

Associados do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) se reuniram em assembleia geral

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro

As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes na 1ª semana de dezembro

Após alguns resultados decepcionantes em novembro – no mês, apenas a carne bovina registrou aumento

Leia Mais
AviSite - Redação 8 de dezembro de 2025
Mercado Externo

FAO: em alta contínua, preço da carne bovina distancia-se ainda mais das carnes suína e de frango

Há pouco mais de um ano (novembro de 2024), o preço alcançado pela carne bovina

Leia Mais
AviSite - Redação 8 de dezembro de 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • ‘Frango da Sadia’ comemora 50 anos com exposição e ações especiais publicado em 15 de outubro de 2021
  • Workshop debate as tendências e perspectivas para o agronegócio em 2024 publicado em 20 de fevereiro de 2024
  • Desempenho exportador das carnes nas três primeiras semanas de outubro publicado em 21 de outubro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • ‘Frango da Sadia’ comemora 50 anos com exposição e ações especiais publicado em outubro 15, 2021
  • Agroindústria da carne apoia programa Coopera Agro SC publicado em novembro 27, 2025
  • Mesmo em baixa (pelo 3º mês consecutivo), preço dos alimentos continuam os mais elevados da história publicado em julho 11, 2022
  • Nos EUA, FDA recebe solicitação de liberação de sementes de maconha na alimentação animal publicado em novembro 4, 2022
  • Revista do SuiSite: Doença do Edema e os seus desafios publicado em outubro 6, 2023

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • ‘Frango da Sadia’ comemora 50 anos com exposição e ações especiais publicado em 15 de outubro de 2021
  • Workshop debate as tendências e perspectivas para o agronegócio em 2024 publicado em 20 de fevereiro de 2024
  • Desempenho exportador das carnes nas três primeiras semanas de outubro publicado em 21 de outubro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • ‘Frango da Sadia’ comemora 50 anos com exposição e ações especiais publicado em outubro 15, 2021
  • Agroindústria da carne apoia programa Coopera Agro SC publicado em novembro 27, 2025
  • Mesmo em baixa (pelo 3º mês consecutivo), preço dos alimentos continuam os mais elevados da história publicado em julho 11, 2022
  • Nos EUA, FDA recebe solicitação de liberação de sementes de maconha na alimentação animal publicado em novembro 4, 2022
  • Revista do SuiSite: Doença do Edema e os seus desafios publicado em outubro 6, 2023

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

“O BRASIL NÃO CONHECE O BRASIL”

Composta no final dos anos 1970, o refrão da música “Querelas do Brasil” nunca foi tão aplicável a dois segmentos da produção animal brasileira como em 2025.

Leia mais »

imagem-2

ENTREVISTA RICARDO SANTIN

“Saio fortalecido e ainda mais convicto do papel que temos na defesa da sanidade e da imagem do Brasil no mundo”. Pág. 18

Leia mais »

imagem-3

Como a Inteligência Artificial pode ajudar o agro a se preparar para as mudanças climáticas

Estudos da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apontam que tecnologias de monitoramento e análise inteligente podem diminuir o consumo de água e insumos agrícolas em até 30%, sem comprometer a produtividade. Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Pesquisa aplicada para a avaliação de produtos e a estatística como ferramenta para a tomada de decisões

Portanto, a realização de pesquisas aplicadas para avaliar os efeitos de um produto novo torna-se imprescindível. Pág. 28

Leia mais »

imagem-5

25 Anos de Transformação na Alimentação Animal: O Brasil em Rumo Sustentável

Em 2025, a indústria nacional projeta atingir cerca de 93,7 milhões de toneladas de rações e suplementos minerais, movimentando mais de R$ 180 bilhões. Pág. 34

Leia mais »

imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

Leia mais »

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

Leia mais »

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTICIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Semanal
      • Informativo Estatísticas
      • Informativo Diário
  • ESTATÍSTICAS & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista do SuiSite
    • Especial Mundo Agro 2023
    • Especial Mundo Agro SIAVS
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
EMPRESAS E PRODUTOS
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp