O Governo do Canadá garantiu um fornecimento inicial de 500 mil doses da vacina da GSK (GSK.L), vacina contra a gripe aviária para proteger indivíduos com maior risco de exposição ao vírus por meio de animais infectados com a gripe aviária.
O país relatou seu primeiro caso de gripe aviária em uma pessoa em novembro.
Embora o risco atual para o público permaneça baixo, indivíduos com alto nível de exposição a animais infectados devem tomar as precauções adequadas, disse a Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC) ontem, quarta-feira.
A PHAC fornecerá as vacinas — usadas como parte do planejamento de contingência do Canadá — às províncias e territórios com base em uma abordagem equitativa e baseada em risco, com 60% das doses disponíveis indo para províncias e territórios e 40% mantidas em um estoque federal para preparação nacional.
“As medidas proativas que estamos tomando, incluindo a garantia de doses de vacina, refletem nosso compromisso de estarmos preparados para quaisquer potenciais ameaças à saúde pública”, disse o Ministro da Saúde, Mark Holland.
Até o momento, não houve evidência de disseminação sustentada do vírus de pessoa para pessoa em nenhum dos casos identificados globalmente.