Ferramenta vai auxiliar produtores e contadores no cálculo da CBS e do IBS.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil lançou, na quarta (26), a calculadora da reforma tributária, um serviço gratuito que está disponível para auxiliar produtores rurais e contadores no cálculo da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Acesse a calculadora no link – https://calculadoratributaria.cna.org.br/login
A CBS e o IBS substituirão impostos federais, estaduais e municipais na reforma tributária do consumo (Lei Complementar 214/2025) e compõem o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Desta forma, produtores rurais e contadores devem estar atentos ao novo sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas com esses novos impostos, que passa a valer a partir de 1º de janeiro.
O coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, orienta os produtores se adequarem ao novo modelo até 31 de dezembro. “Sem esses ajustes, os produtores não conseguirão emitir vendas a partir do próximo ano.
É necessário se preparar para esse novo regime tributário para evitar problemas”, explica. Segundo ele, a calculadora permite o produtor ou contador fazer um planejamento e melhor gestão fiscal da sua atividade.
As principais informações sobre a reforma tributária estão disponíveis na página https://www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/reformatributaria.












































