O agronegócio é a principal fonte da economia no município de Rolim de Moura (RO) com diversidades na produção de café, milho, soja, pecuária leiteira e de corte, avicultura, suinocultura, hortifrúti e outras produções da agricultura familiar e empresarial.
Dados da secretaria municipal de agricultura (SEMAGRI) mostram crescimento recente na área da suinocultura em ação estimulada pela própria SEMAGRI que por meio de chamamento público contemplou 18 produtores com a entrega 40 matrizes suínas e 04 reprodutores de raças diferente em fevereiro deste ano. Com a distribuição dessas matrizes, já nasceram mais de 400 leitões.
Dionísio Pereira Braga, “Goiaba “, titular da SEMAGRI destaca que o projeto prevê que cada produtor contemplado, devolva ao município após o nascimento das leitegada, duas matrizes no ponto de enxerto para que outros suinocultores também sejam contemplados dentro das regras estabelecidas pelo chamamento público fortalecendo essa cadeia produtiva contribuindo de forma direta para o aumento da renda familiar e geração de empregos.
Há no município um frigorifico de abate de suínos que consome a demanda de produção local e busca suínos na região para atender ao mercado. A agroindústria abate três vezes por semana a média de 120 suínos em Rolim de Moura.
O prefeito Aldo Júlio destacou a importância de olhar a investir no setor agrícola com a distribuição de matrizes de alta qualidade genética, pois a SEMAGRI busca estimular o desenvolvimento da suinocultura com animais de genética melhorada, elevando o padrão produtivo de Rolim de Moura, pois dessa maneira encontrou mais uma forma de apoiar e incentivar mais uma atividade agrícola com alto potencial de geração de emprego e renda no campo e na cidade.
“Estamos com as linhas em condições trafegáveis. Nossos produtores tem recebido toda a assistência técnica e a associações contemplada com implementos e equipamento e inovamos com a distribuição de matrizes que já refletem positivamente na suinocultura” lembrou o prefeito.