Recente reportagem do jornalista Vinícius Barboza para o jornal Folha de São Paulo apontou que, diante das novas altas de preço da carne bovina, o consumidor brasileiro vem recorrendo a ovos e peixes.
A partir de números da consultoria Scanntech (scanntech.com.br) relativos a setembro passado, a reportagem indica que o aumento (variação anual) de 7,2% da carne bovina redundou em uma queda de consumo de 1,8%.
Opostamente, a redução de pouco mais de 10% no preço dos ovos conduziu a um aumento de 27% no consumo do produto, mesmo comportamento registrado pelo peixe, cujo preço 0,3% menor teve como eco um consumo 6,2% maior.
Não foram divulgados dados sobre os níveis de consumo das carnes suína e de frango, mas, considerados os aumentos de preço registrados – de 17% e 11,7%, respectivamente (índices que o AviSite entende serem de recuperação de preços, não exatamente “aumentos”) – supõe-se que também podem ter ocasionado mudanças no consumo.
Na matéria, fatores internos e externos são responsabilizados pelas altas da carne bovina. Mas quem dá a palavra definitiva é Felippe Serigati, pesquisador da FGV Agro. Para ele, “essa alta toda ainda não chegou no pico. Isso é apenas ciclo pecuário”. Ao que nós acrescentamos: “aonde o boi vai, frango e suíno vão atrás”.
Clique aqui para acessar a reportagem completa de Vinicius Barboza. Vale a pena uma leitura mais demorada.