Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
domingo, 30 de novembro de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
EMPRESAS E PRODUTOS
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco

Como o uso de cereais de inverno pode suprir a demanda por alimento na produção animal

  • Nutrição
  • Comunicação
  • outubro 21, 2021
Baixar Arquivo

Oportunidades e desafios foram discutidos em Passo Fundo, RS, durante seminário técnico Integração Lavoura-Pecuária.

Na safra 2020/2021, a área com cultivos no verão (soja, arroz e milho) foi de 7,8 milhões de hectares, enquanto no inverno (trigo, aveia-branca, cevada, triticale, centeio e canola) foram cultivados 1,6 milhão de hectares no RS. A produção prevista deverá chegar a 24,7 milhões de toneladas de grãos no verão e 4,3 milhões toneladas no inverno;

O crescimento na ocupação de áreas no inverno, em relação a área de verão, passou de 17% em 2020 para 21% 2021;

A indústria brasileira de proteína animal consome cerca de 800 mil toneladas de trigo para a elaboração de ração e 58 milhões de toneladas de milho;

Houve redução de abates de bovinos no RS em 10% de machos e em 40% de fêmeas entre janeiro e setembro de 2021;

No Paraná, a produção de suínos cresceu 230% e a de frangos cresceu 270%, enquanto a produção de milho cresceu 2%;

O déficit de milho para abastecer a indústria de proteína animal em SC e RS chegou a 7,8 milhões de toneladas em 2020;

Os números foram apresentados durante o Seminário Técnico Integração Lavoura-pecuária promovido pela Embrapa e Senar-RS, em parceria com a ABPA, Fecoagro-RS e Farsul. O evento foi realizado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, nos dias 6 e 7/10 em formato híbrido, com palestras e tarde de campo, com o objetivo de discutir o potencial e os entraves no uso dos cereais de inverno na alimentação de bovinos, suínos e aves. O uso da terra no inverno também foi tema das discussões durante a CerealTec, realizada de 27 a 30/09 na vitrine de tecnologias da Embrapa Trigo.

“Um dos maiores riscos para qualquer negócio é a falta de clientes. Na produção de alimentos este risco não existe. A população mundial cresce a taxas assustadoras e precisamos ser mais eficientes para alimentar essa população a um custo cada vez menor”, afirmou o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, na palestra “A ampliação da safra de inverno no Rio Grande do Sul e o papel das instituições”. Segundo ele, o Brasil pode ampliar a participação no mercado internacional de proteína animal, mas ainda falta alimento: “Nós temos alternativas para alimentar os rebanhos, promovendo a rentabilidade em diversos setores da economia, desde a compra de insumos, mão de obra, infraestrutura, até a comercialização, armazenagem, indústria de alimentos. Todo esse caminho depende, cada vez mais, da intensificação dos processos produtivos, caminhando junto com a inovação tecnológica, a assistência técnica e a abertura de mercados”.

Para o Presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o Rio Grande do Sul já é um exportador de alimentos, mas a demanda crescente, dentro e fora do Brasil, exige ações rápidas: “O momento é agora, não podemos deixar que os concorrentes assumam o mercado tirando o protagonismo histórico do Rio Grande do Sul”.

Durante o evento, a Embrapa apresentou as soluções tecnológicas que a pesquisa tem à disposição do produtor para produzir grãos e forragens de forma rentável, principalmente durante o inverno: “A otimização do uso da terra no inverno é o pilar do projeto Duas Safras, que certamente vai dinamizar o Rio Grande do Sul, movimentando a economia de todo o País, com impactos na oferta de alimentos no Brasil e no mundo, já que o Brasil exporta alimentos para uma centena de países”, explicou o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, destacando o envolvimento no projeto dos centros de pesquisa da Embrapa no RS e em SC (Trigo, Pecuária Sul, Suínos e Aves, Clima Temperado), além do apoio do setor cooperativo (Fecoagro RS e SC, RCT, UNICAFES), indústria (ABPA), cerealista (ACERGS), extensão rural (Emater/RS, Epagri/SC), Governo do Estado (RS e SC) e diversas outras empresas, entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa.

Sustentabilidade na produção leiteira pode estar no inverno

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de leite no Brasil, com um rebanho estimado em 1,3 milhão de vacas em lactação em 2020. O estado é líder em produtividade no Brasil, com 11,2 litros de leite por vaca/dia. Somente para alimentar a produção leiteira durante os meses frios, cerca de 180 dias, seriam necessários 1,3 milhão de hectares de forrageiras de inverno de boa qualidade. A metade norte do RS concentra 70% da bacia leiteira do Estado, onde também está concentrada a produção tritícola.

As informações foram apresentadas pelo médico veterinário e professor da Universidade de Passo Fundo, Carlos Bondan, que contou a sua experiência como produtor de leite na propriedade familiar em Sarandi, RS: “Sempre utilizamos os cereais de inverno na pecuária leiteira, mas acredito que podemos utilizar ainda mais e melhor, já que hoje contamos com genética e equipamentos cada vez mais adequados para os sistemas integrados”. Na gestão da propriedade, Bondan comparou o custo para fazer a silagem de milho com a silagem de trigo: com uma boa produtividade no milho, cerca de 17 toneladas por hectare de matéria-seca (t/MS/ha), o custo da silagem de milho ficou em R$ 0,24/kg; no trigo, com produção de 9 t/MS/ha na cultivar BRS Pastoreio, o custo foi de R$ 0,25/kg. “O valor é muito próximo, mostrando que a produção de silagem de milho nem sempre é a melhor estratégia”, avalia o produtor, que busca como meta utilizar o inverno para produzir todo o alimento que a vaca necessita ao longo do ano.

“A forma mais barata de alimentar o rebanho é a base de pasto, suplementada com grãos e forragens conservadas na forma de silagem, pré-secado, feno e até palha, compondo ração para vacas em lactação de elevado mérito genético”, acrescenta o pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Fontaneli.

Redução na pecuária de corte

Em 2020, o rebanho bovino brasileiro foi o maior do mundo, representando 14,3% do rebanho mundial, com 217 milhões de cabeças; em 2020 o Brasil foi o maior exportador de carne bovina do mundo, com 2,2 milhões de toneladas e 14,4% de participação no mercado internacional.

Na pecuária de corte, em 2019 o Rio Grande do Sul ocupava a 6ª posição em número de bovinos, com um rebanho de 12,4 milhões de animais. Em recente levantamento do Fundesa-RS, o número caiu para 10 milhões de cabeças em 2021. Ainda assim, para fornecer alimento à base de forragens a todo o rebanho durante o inverno seriam necessários 5 milhões de hectares de pastagens cultivadas.

O número de abates em bovinos no RS também reduziu neste ano comparado as médias de 2019 e 2020. Considerando o período de janeiro à setembro de 2021, o número de abates de fêmeas entre 25 e 36 meses foi 48,8% menor e em fêmeas com mais de 36 meses a queda foi de 17,6%. O abate de machos também foi reduzido em 10% no mesmo período.

Na avaliação de Eduardo Condorelli, superintendente do Senar-RS, a redução na pecuária gaúcha é reflexo do avanço da soja, especialmente na metade sul do Estado: “Estamos assistindo a uma transformação na identidade do produtor gaúcho que sempre esteve vinculada à pecuária. Agora o que predomina no Rio Grande do Sul é a monocultura da soja. Precisamos encontrar alternativas que tragam melhor retorno na atividade pecuária, com uma rentabilidade o mais próximo possível do cultivo de grãos. E a melhor eficiência na pecuária passa, obrigatoriamente, pela oferta de alimento barato e de qualidade”.

Para o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Danilo Sant’Anna, na integração lavoura-pecuária as duas atividades têm a mesma importância: “Precisamos parar de falar em ganho de peso ou quilos por hectare e passar a calcular a renda por hectare. A pecuária é parceira da produção de grãos. O pastejo adequado promove um melhor crescimento radicular nas plantas, além de promover o incremento na fertilidade das áreas que vão impactar positivamente nas culturas de grãos”.

Fazer agricultura com o menor custo possível e colher a maior produtividade possível é o foco do produtor Fauro da Rocha, de Santa Bárbara do Sul, RS. Durante o evento ele apresentou a experiência na integração lavoura-pecuária de corte: “Avaliamos o retorno no uso do trigo BRS Pastoreio em 2020. Nosso custo foi de R$ 1.100/ha. A receita com pastejo, pré-secado e colheita de grãos foi de R$ 6.918/ha. O lucro final de R$ 5.818/ha equivale à colheita de 36,4 sacos de soja/ha o que, num ano seco, não seria atingido no verão”, conta Fauro.

Outra informação destacada pelo produtor foi a melhoria do solo com o uso de trigo forrageiro: “Separamos 1/3 da área para o trigo duplo propósito, 1/3 para mix de cobertura com aveia+centeio+nabo, e 1/3 para outros cultivos de inverno. Abrimos uma trincheira no solo e verificamos que na área de trigo as raízes foram mais profundas do que na área com mix de cobertura. A melhora do solo na área com trigo resultou em 105,7 sacos de soja/ha na safra de verão. Somados ao lucro do inverno, o valor equivale a 142 sacos de soja. Isso não seria possível apenas com a monocultura de verão”. Portanto, lembra Fauro da Rocha, o “empresário rural” deve avaliar o sistema de produção, incluindo as atividades de inverno e de verão em sistemas integrados que são mais complexos e desafiadores.

Crescimento na produção de suínos de aves

O Brasil possui o quarto maior rebanho de galináceos do mundo, totalizando 1,5 bilhão de cabeças em 2020; no ano que passou, o Brasil se tornou o maior exportador de carne de aves com 4,3 milhões de toneladas (20,9%). Ainda, o consumo per capita de ovos no Brasil aumentou 251 unidades em 2020 para 255 em 2021 e deverá chegar a 262 ovos/pessoa em 2022.

Com relação aos suínos, o Brasil, em 2020, alcançou a terceira posição mundial na produção, com 41 milhões de cabeças, ou seja, 4,4% do total.

Projeções do Sistema Farsul indicam crescimento na participação do Brasil no mercado internacional de proteína animal até 2030 para 41% na carne bovina, 59% na carne de frango e 14% em carne suína.

Por outro lado, de acordo com a Central de Inteligência da Embrapa Suínos e Aves, os custos de produção de frangos subiram 44,27% nos últimos 12 meses, e para suínos a alta foi de 41,17%. A nutrição, onde o milho é o principal ingrediente, foi o que mais pesou no aumento.

Hoje, o RS é o 3º produtor nacional de suínos e 3º produtor de frangos. Em 2020, o Estado gastou R$ 3,3 bilhões para comprar milho de outros estados e países. “A Região Sul está assistindo o crescimento da produção de suínos e aves do Centro-oeste, principalmente pela falta de alimento para compor a ração. O uso das áreas de inverno é o caminho para suportar esse crescimento na bovinocultura, suinocultura e avicultura dinamizando a economia do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”, afirma o presidente do conselho consultivo da ABPA, Francisco Turra.

Segundo o diretor de suprimento de grãos da JBS, Arene Trevisan, o Rio Grande do Sul já tem exportado trigo para alimentação animal nos últimos anos, o que demonstra o potencial de uso dos cereais de inverno para a indústria de proteína animal: “Precisamos absorver esses grãos no mercado interno. Há um expressivo mercado para uso dos cereais de inverno na alimentação de suínos e aves no Brasil, mas ainda temos alguns desafios como a constância no abastecimento, deficiências na infraestrutura de armazenagem e a melhor articulação entre os agentes que movimentam o setor”.

Conforme as pesquisas da Embrapa Suínos e Aves, os cereais de inverno podem substituir parte do milho na composição da ração melhorando o resultado final do produto: “A composição da formulação com farelo de soja, cereais de inverno e milho torna a ração com melhor qualidade nutricional, mais equilibrada em aminoácidos, energia, proteínas e fibras”, explica a pesquisadora Terezinha Marisa Bertol, lembrando que os cereais de inverno podem compor, em média, 35% da ração em substituição ao milho, o que permite uma remuneração do trigo entre 97% a 110% do valor pago pelo milho.

Na Alibem, segunda maior empresa de suínos do RS, os cereais de inverno já têm sido utilizados na formulação de ração. “Já tivemos experiências muito boas com trigo, mas também momentos de dificuldade. Nos anos de escassez de milho, colocamos até 50% de trigo sem alterar a qualidade do produto final. Mas em anos de clima adverso, a contaminação com micotoxinas ainda é um desafio tanto no milho, quanto nos cereais de inverno. Este problema causa insegurança na indústria brasileira que não pode garantir o suprimento somente com produtos brasileiros em anos de frustração climática”, conta a nutricionista Lizandra Machado.

Do outro lado, o setor produtivo questiona o comprometimento da indústria em absorver os cereais de inverno: “Oportunidades para o crescimento dos cereais de inverno certamente existe, mas precisamos de um mercado organizado para absorver a produção retornando renda para o produtor. O produtor precisa produzir sabendo o quanto vai receber pela safra”, afirma o superintendente de produção agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo.

“Acredito que toda essa movimentação ao longo da safra de inverno vai de fato impactar a produção agropecuária viabilizando o produtor, a indústria e o consumidor. Esse é o propósito do projeto Duas Safras que ultrapassa as fronteiras do Rio Grande do Sul, gerando renda no inverno e intensificando o sistema de produção como o melhor caminho para reduzir riscos em toda a cadeia”, conclui o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé.

  • Fonte: Embrapa Trigo
  • Autor:Comunicação

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Boi, suíno e frango vivos: comportamento dos preços em novembro e nos 11 primeiros meses do ano

Leia Mais
28 de novembro de 2025
Economia

CNA lança calculadora da reforma tributária 

Leia Mais
28 de novembro de 2025
Mercado

Competitividade da carne suína frente à bovina cresce

Leia Mais
28 de novembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Mercado de milho segue travado

Leia Mais
28 de novembro de 2025

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • PecSite

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
logo-evonik
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard
Anterior
Próximo

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Boi, suíno e frango vivos: comportamento dos preços em novembro e nos 11 primeiros meses do ano

Durou pouco o processo de recuperação de preços do frango vivo após a superação do

Leia Mais
AviSite - Redação 28 de novembro de 2025
Economia

CNA lança calculadora da reforma tributária 

Ferramenta vai auxiliar produtores e contadores no cálculo da CBS e do IBS. A Confederação

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de novembro de 2025
Mercado

Competitividade da carne suína frente à bovina cresce

Dados do Cepea mostram que a diferença entre os preços da carcaça especial suína e

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de novembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Mercado de milho segue travado

No Paraná, o mercado também está travado. O mercado de milho no Sul do Brasil

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de novembro de 2025
Economia

IGP-M sobe em novembro mas tem queda em 12 meses pela 1ª vez em 1 ano e meio, diz FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,27% em novembro, depois de ter registrado queda

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de novembro de 2025
Produção

Estimada em 15,8 milhões/t, produção de carne de frango deve atingir novo recorde em 2026

O bom resultado da avicultura de corte, junto com a suinocultura, influencia positivamente a produção

Leia Mais
Giovana - Redação 27 de novembro de 2025

Últimas Notícias

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Em 2026 VBP do boi, frango e suíno pode chegar aos R$384 bilhões, aumentando 280% desde 2.000

Em seu primeiro prognóstico para 2026 sobre o Valor Bruto da Produção (VBP) na agropecuária

Leia Mais
27 de novembro de 2025
Saúde Animal

ABPA lança manual de Biosseguridade para aves e suínos

Documento técnico integra as ações do Movimento “Uso Consciente, Futuro Sustentável” e reforça a importância

Leia Mais
27 de novembro de 2025
Agronegócio

Comunicação eficiente: o elo invisível que impulsiona o agronegócio

O uso de ferramentas eficazes de Tecnologias da Comunicação pode aumentar em até 15% a

Leia Mais
27 de novembro de 2025
Mercado

Agroindústria da carne apoia programa Coopera Agro SC

O novo Programa Coopera Agro SC, encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, recebeu

Leia Mais
27 de novembro de 2025
Economia

FIESC Oeste encerra o ano com análise do cenário econômico de SC

Evento reuniu sindicatos patronais e lideranças empresariais em Chapecó; vice-presidente Waldemar Schmitz destacou a força

Leia Mais
27 de novembro de 2025
Sustentabilidade

GS1 Brasil e Embrapa reforçam parceria em favor do agro transparente e sustentável

Encontro “Agro em Código 2025” debate políticas públicas e legislações, conexão entre sustentabilidade e rastreabilidade,

Leia Mais
26 de novembro de 2025
Saúde Pública

SENAR promove iniciativa inédita para levar saúde ao campo

Programa fortalece iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na promoção da qualidade de vida

Leia Mais
26 de novembro de 2025
Associações & Profissionais

ABCS participa do 3º Encontro Nacional das CADECs

Evento realizado pela CNA reforça união, alinhamento e competitividade das cadeias produtivas. Representando os suinocultores

Leia Mais
26 de novembro de 2025
Logística

Entidades empresariais discutem melhorias para o Aeroporto de Chapecó com a Secretaria Nacional da Aviação Civil

         As deficiências e potencialidades do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, da

Leia Mais
26 de novembro de 2025
Empresas & Profissionais

JBS é a maior entre as 500 empresas do agronegócio

Nos três primeiros meses de ações negociadas em Nova York, a empresa registrou, em média,

Leia Mais
26 de novembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas três primeiras semanas de novembro

Completadas as três primeiras semanas de novembro – ou 14 dos 19 dias úteis do

Leia Mais
25 de novembro de 2025
Saúde Animal

Conscientizar para preservar: o papel da educação no uso responsável de antimicrobianos

A prevenção à resistência aos antimicrobianos é um desafio que exige mais do que tecnologia

Leia Mais
25 de novembro de 2025
Saúde Animal

SC oferece apoio a produtores para implementar novas medidas de biosseguridade na suinocultura previstas em portaria

A Portaria SAPE nº 50/2025, que estabelece medidas de biosseguridade para a suinocultura tecnificada (granjas

Leia Mais
25 de novembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Produtor de milho segue focado na semeadura; demanda está pontual

A retração de vendedores, que seguem focados nas atividades envolvendo a semeadura da safra verão,

Leia Mais
25 de novembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Retração vendedora eleva preço da soja no Brasil

As irregularidades das chuvas no Brasil, os casos de necessidade de replantio e a expectativa

Leia Mais
25 de novembro de 2025

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Cooperativas

C.Vale: eficiência ambiental guia expansão da produção de aves e suínos

O último dia de atividades do cooperativismo na COP30 teve como um de seus focos

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de novembro de 2025
Mercado

Poder de compra do suinocultor frente ao farelo volta a cair

A relação de troca de suíno vivo por farelo de soja atingiu em setembro o

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Assembleia aprova Passaporte Verde e consolida MT como referência em pecuária sustentável

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, em duas votações na última quarta-feira (19), o

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de novembro de 2025
Sustentabilidade

La Niña reforça cenário de incertezas climáticas e alerta para manejo hídrico no agro, avalia especialista

O fenômeno La Niña, que nas previsões iniciais se mostra de intensidade fraca a moderada,

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de novembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

5 desafios que ainda travam a exportação de nutrição animal e como superá-los

Brasil aposta em gestão estruturada, personalização e tecnologia para ampliar sua presença global e atender

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de novembro de 2025
Exportação

Ministro da Agricultura destaca que fim do tarifaço reforça diálogo entre Brasil e EUA

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta quinta-feira (20), que a retirada

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de novembro de 2025
Sustentabilidade

COP 30: Sistema CNA/SENAR promove discussão sobre transparência e os desafios para agricultura tropical

O Sistema CNA/Senar promoveu na Blue Zone, um painel com debates sobre transparência e os

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Brasil é superpotência mundial em pesquisa na área de alimentos, afirma diretor global de sustentabilidade da JBS 

Jason Weller defende em painel durante a conferência que país pode liderar a transformação do

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Morosidade na regularização atrasa implementação do Código Florestal e ameaça metas climáticas do Brasil

Novos dados do Termômetro do Código Florestal, lançados durante a COP30 em Belém, mostram que

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de novembro de 2025
Economia

Governo de SC envia para Alesc programa para impulsionar investimentos em até R$ 26 bilhões e gerar 40 mil vagas de emprego no campo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape),

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de novembro de 2025
Economia

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV

A economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o segundo

Leia Mais
Giovana - Redação 19 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Pecuária precisa dialogar com compradores externos como cadeia, não como elo

Evento realizado pela Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, em parceria com a FAESP e Fundação

Leia Mais
Giovana - Redação 19 de novembro de 2025
Exportação

Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre

Movimentação de granéis líquidos, liderada por petróleo, disparou 21,6%; Terminais Autorizados (TUPs) crescem 13,6% no

Leia Mais
Giovana - Redação 19 de novembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Milho do Paraná se desenvolve bem, apesar de algumas áreas danificadas pelos ventos

Deral indica que maior parte da safra mantém potencial produtivo dentro do esperado. O Departamento

Leia Mais
Giovana - Redação 19 de novembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes de frango, bovina e suína na 1ª quinzena de novembro

Completadas as duas primeiras semanas de novembro – correspondentes à 1ª quinzena do mês –

Leia Mais
AviSite - Redação 18 de novembro de 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Entenda os efeitos negativos das micotoxinas em suínos publicado em 13 de julho de 2022
  • Ministro Carlos Fávaro realiza reunião para aperfeiçoar apoio do seguro rural aos produtores publicado em 19 de janeiro de 2024
  • Desempenho exportador das carnes em outubro e nos 10 primeiros meses de 2025 publicado em 7 de novembro de 2025
  • Em 2026 VBP do boi, frango e suíno pode chegar aos R$384 bilhões, aumentando 280% desde 2.000 publicado em 27 de novembro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Revista do SuiSite: Com investimento de mais R$ 40 milhões, Topigs Norsvin inaugura Inovare Núcleo Genético, em Lages (SC) publicado em janeiro 11, 2024
  • Comissão Famato Mulher participa do evento “Mulheres no Agro” em Sorriso publicado em outubro 17, 2025
  • Ministro Carlos Fávaro realiza reunião para aperfeiçoar apoio do seguro rural aos produtores publicado em janeiro 19, 2024
  • Instituto de Zootecnia sedia XXXV Treinamento em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose animal publicado em novembro 5, 2025
  • Como fazer o controle de moscas e roedores na granja de suínos? publicado em janeiro 22, 2024

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Entenda os efeitos negativos das micotoxinas em suínos publicado em 13 de julho de 2022
  • Ministro Carlos Fávaro realiza reunião para aperfeiçoar apoio do seguro rural aos produtores publicado em 19 de janeiro de 2024
  • Desempenho exportador das carnes em outubro e nos 10 primeiros meses de 2025 publicado em 7 de novembro de 2025
  • Em 2026 VBP do boi, frango e suíno pode chegar aos R$384 bilhões, aumentando 280% desde 2.000 publicado em 27 de novembro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Revista do SuiSite: Com investimento de mais R$ 40 milhões, Topigs Norsvin inaugura Inovare Núcleo Genético, em Lages (SC) publicado em janeiro 11, 2024
  • Comissão Famato Mulher participa do evento “Mulheres no Agro” em Sorriso publicado em outubro 17, 2025
  • Ministro Carlos Fávaro realiza reunião para aperfeiçoar apoio do seguro rural aos produtores publicado em janeiro 19, 2024
  • Instituto de Zootecnia sedia XXXV Treinamento em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose animal publicado em novembro 5, 2025
  • Como fazer o controle de moscas e roedores na granja de suínos? publicado em janeiro 22, 2024

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

Leia mais »

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

Leia mais »

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Acompanhe qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados. . Pág. 42

Leia mais »

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTICIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Semanal
      • Informativo Estatísticas
      • Informativo Diário
  • ESTATÍSTICAS & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista do SuiSite
    • Especial Mundo Agro 2023
    • Especial Mundo Agro SIAVS
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
EMPRESAS E PRODUTOS
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp