Evento será nos dias 2 e 3 de setembro, em Campinas (SP), com duas arenas simultâneas nos dois dias de evento, Prêmio Lamas reformulado e mais oportunidades para profissionais e pesquisadores da cadeia de proteína animal.
A Conferência FACTA WPSA-Brasil, um dos principais eventos técnico-científicos do país para o setor de proteína animal, chega à sua 41ª edição com uma série de inovações. O encontro será realizado nos dias 2 e 3 de setembro de 2025, em Campinas (SP) e, pela primeira vez, terá como palco a Sociedade Hípica de Campinas, espaço escolhido por sua infraestrutura moderna, localização estratégica e facilidade de acesso a serviços de alimentação e hospedagem.
Além da mudança de local, o evento também alterou seu calendário tradicional, antes concentrado no primeiro semestre, e passa agora a ocorrer em setembro. A proposta é evitar a sobreposição com outros compromissos técnicos da cadeia produtiva e garantir maior participação de profissionais de diferentes áreas da produção animal. “Essa reorganização é estratégica. Queremos ampliar o acesso ao evento, evitar sobreposição com outras agendas técnicas e fortalecer nosso papel como espaço de atualização científica e troca qualificada entre academia e produção”, afirma o presidente da FACTA, Ariel Mendes.
Com o tema “Gestão, Inovação e Excelência na Produção de Alimentos Seguros”, a conferência propõe uma abordagem técnica, aplicada e interativa, com a realização de quatro arenas simultâneas — Sanidade, Multitemas, Multiespécie e Nutrição — que trarão conteúdos voltados à realidade da avicultura, suinocultura e piscicultura no Brasil e no mundo.
Conteúdo técnico em quatro frentes
Com palestras acontecendo em duas arenas, simultaneamente, a programação divide-se em avicultura, suinocultura e piscicultura.
Na Arena Sanidade, os painéis abordarão a gestão de crises sanitárias, boas práticas regulatórias, estratégias para o controle de salmoneloses e os desafios relacionados a viroses recorrentes, como bronquite infecciosa, reovírus e adenovírus. Entre os palestrantes confirmados estão representantes da Embrapa Suínos e Aves, Universidade da Califórnia e BRF.
A Arena Multitemas trará debates sobre o impacto da incubação na produtividade, manejo de ovos, indicadores zootécnicos, viabilidade da redução proteica e o papel da imunonutrição no desempenho animal. Empresas do setor de genética, nutrição, saúde animal e universidades brasileiras integram a programação.
Já, na Arena Multiespécie, que é uma das principais novidades desta edição, ocorrerão painéis transversais sobre aves, suínos e peixes, com destaque para o sistema de monitoramento de doenças adotado nos Estados Unidos e seu potencial de aplicação no Brasil. Também serão discutidas as vacinas autógenas, planos de contingência para surtos de enfermidades de notificação obrigatória e a importância da microbiota intestinal na saúde e desempenho dos animais.
Na Arena Nutrição, o foco estará nas soluções práticas para otimizar a performance dos animais, incluindo estratégias para reduzir o uso de antimicrobianos, tecnologias na produção de rações, biomarcadores, controle biológico do cascudinho, bem-estar animal e mitigação de condenações no abate.
Prêmio Lamas ganha novo formato e premiação em dinheiro
Outro destaque da programação é a reformulação do Prêmio José Maria Lamas da Silva, promovido pela FACTA. A partir de 2025, o prêmio contará com premiação financeira aos melhores trabalhos inscritos nas categorias Produção, Sanidade, Nutrição e Outras Áreas. Os primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 2 mil, enquanto os autores das menções honrosas serão premiados com R$ 500.
Além do valor em dinheiro, os vencedores terão acesso gratuito a todos os eventos da FACTA ao longo do próximo ano. Já os autores das menções honrosas poderão escolher dois eventos da instituição para participar sem custo. Segundo Ariel Mendes, a iniciativa busca valorizar a produção científica aplicada e ampliar o espaço para jovens pesquisadores. “O objetivo é criar um ambiente que realmente conecte a pesquisa à realidade do campo e da indústria, gerando impacto e inovação para toda a cadeia produtiva”, explica.
Últimos dias de inscrições
As inscrições com valor promocional para a 41ª Conferência FACTA WPSA-Brasil serão aceitas até o dia 26 de agosto de 2025. Após essa data, os valores serão reajustados. Estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado têm direito à meia-entrada, mediante apresentação de declaração de matrícula emitida pela instituição de ensino, com validade até 30 de setembro de 2025.
Mais informações sobre a programação completa, submissão de trabalhos e demais detalhes estão disponíveis no site oficial da FACTA: www.facta.org.br.
Serviço
41ª Conferência FACTA WPSA-Brasil 2025
Data: 2 e 3 de setembro de 2025
Local: Sociedade Hípica de Campinas, localizado na Rua Buriti, s/n – Bairro das Palmeiras, Campinas – SP, 13092-566
Mais informações: https://facta.org.br/
Inscrições: https://eventos.facta.org.br/conferenciafacta2025/inscreva-se/