Preparar e conduzir as cadeias de carnes de frango e de suíno da Coopavel a um novo patamar em seu processo de contínuo aperfeiçoamento. Essa é a proposta de uma parceria iniciada há um ano pela cooperativa com a Cargill, uma das maiores empresas de nutrição animal do mundo. O presidente Dilvo Grolli e gerentes da Coopavel receberam o gerente de Conta Chave da Cargill, Laodinei Roberto Mossmann, e o diretor Global de Contas Estratégicas da multinacional, o professor Antonio Mario Penz, que estiveram em Cascavel para apresentar um relato da evolução alcançada nesses primeiros 12 meses de trabalho conjunto.
“A Coopavel é uma empresa que tem a inovação como estratégia muito presente no dia a dia dos seus mais diferentes setores e negócios.
“Estamos muito otimistas com os resultados que essa parceria com a Cargill, uma empresa tão relevante no agronegócio mundial, trará”, destaca o presidente Dilvo. “A proposta é, gradualmente, com os planos estudados e em implementação nas áreas de suínos e de aves, a construção de uma pecuária de precisão e de tomada de decisões ainda mais assertivas”, aponta Laodinei. Uma das primeiras providências para que o trabalho acontecesse foi a criação de um comitê formado por diretores e técnicos das duas empresas, com reuniões mensais.
O conceito trabalhado é o de cadeia de produção, unindo todos os segmentos, da produção nas granjas à fábrica, segundo o gerente de Conta Chave da Cargill. “Os bons resultados já alcançados, com aprimoramentos e ajustes, resultam de um trabalho dedicado de todos da equipe. A evolução é muito grande e entre os diferenciais da parceria está a realização de um inventário das instalações dos criadores integrados à Coopavel”. Na área de suínos, Laodinei faz questão de frisar, criou-se um plano de contingência sanitária que, independentemente de ter ou não algum problema, realiza monitoria sanitária regularmente. Ao mesmo tempo em que eleva o nível de proteção da cadeia, o método identifica oportunidades de melhorias.
Com os dados apurados ao longo desse primeiro ano de parceria vão entrar em cena os estatísticos da Cargill. A missão deles será tabular as informações e, a partir de uma leitura apurada de todas as informações, desenhar melhores características de instalações, que tragam resultados ainda melhores aos integrados e a toda cadeia de proteínas da Coopavel. “Somos gratos por essa parceria tão importante e saudável, que permite a ambas as equipes trocar experiências e crescer mutuamente”, destaca o professor Mario Penz.
“Em avicultura, a Coopavel apresenta hoje os mais altos índices de eficiência dos últimos anos. Todo trabalho realizado de forma planejada e integrada entre as áreas de matrizes, incubatório, fomento e nutrição garantem à cooperativa e aos seus cooperados uma maior produção de carne/metro quadrado de área produtiva, associada ainda a uma melhora expressiva na eficiência alimentar das aves”, observa o gerente de Contas Chaves da Cargill Henrique Cella.
A parceria tem proporcionado grandes avanços, como na elevação dos padrões sanitários dos lotes de matrizes, o que vem resultando em melhoria significativa na qualidade do pintainho, diz, por sua vez, o gerente de Matrizeiros e Incubatório da Coopavel, Eduardo Leffer. Há também suporte no grande crescimento na produção de ovos férteis neste ano, afirma Eduardo.
A Coopavel é parceira também de ações de valorização e de aprimoramento profissional, como o Open Farm, que acontece na UPL 2, e cursos desenvolvidos em conjunto com as equipes de Fomento, Recursos Humanos e Unicoop (Universidade Coopavel). “Quero fazer um reconhecimento e um agradecimento especial ao gerente da UPL (Unidade de Produção de Leitões), Marcos Sipp, pela sua dedicação e competência na gestão das ações do Open Farm”, ressalta Laodinei.
O Projeto Farol, por exemplo, busca, por meio da capacitação de alta performance, melhorar ainda mais a qualidade da extensão rural, atendendo de forma mais ampla e detalhada os associados da cooperativa. “E o resultado de todas essas ações são muito bons”, destaca o professor Antonio Mario Penz.