Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
EMPRESAS E PRODUTOS
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco

Crise persistente da suinocultura é agravada pelo cenário mundial

  • 18 março, 2022
  • Campinas, SP,
  • -Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Acompanhe os últimos dados de produção, exportação, custos e o cenário de mercado completo da suinocultura brasileira!

Resultados completos de abate do IBGE, publicados em 15/03/22, confirmam o crescimento de 9,12% no volume de produção de carcaças suínas e 7,32% em cabeças abatidas no ano de 2021 em relação a 2020 (tabela 1). Nenhuma outra proteína animal cresceu tanto nos últimos anos no Brasil. No acumulado de 2016 a 2021, a produção de carne suína (em toneladas) cresceu mais de 30% enquanto a carne bovina estagnou (0,67%) e a de frango cresceu 10,43%.

Tabela 1. Dados completos de abate (1000 cabeças e toneladas de carcaças) das três principais proteínas de 2016 a 2021 e o crescimento anual a acumulado. Elaborado por Iuri Machado, sobre dados do IBGE publicados em 15/03/22

Analisando o abate por estado da federação, observa-se que os três estados do Sul continuam representando mais de 2/3 da produção nacional (tabela 2).

Tabela 2. Abate de suínos por Unidade federativa em 2021. Elaborado por Iuri Machado, sobre dados do IBGE publicados em 15/03/22

Mas o que chama mais a atenção é o crescimento da produção de suínos nos anos mais recentes, com o salto de oferta ocorrido de 2019 a 2021, puxado pelo aumento da demanda chinesa. A tabela 3 mostra bem o crescimento neste período e para onde foi destinado, ficando claro que em 2020 as exportações absorveram a maior parte do excedente, ao contrário de 2021, quando foi o mercado interno que teve que suportar uma oferta a maior de 294,5 mil toneladas, pois a exportação em 2021 só aumentou 12,7% em relação ao ano anterior (+114 toneladas), enquanto a produção aumentou 408,6 mil toneladas.

Tabela 3. crescimento da produção de carne suína e destinação deste “excedente” em relação ao ano anterior. Elaborado por Iuri Machado sobre dados do IBGE e Secex.É justamente este excedente de quase 300 mil toneladas despejado no mercado interno em 2021, agravado por um momento de perda de poder aquisitivo da população brasileira, que é um dos fatores que determinaram o início da crise da suinocultura que perdura neste início de 2022. O outro fator fundamental na crise é o custo de produção como veremos mais adiante. A tabela 4 resume os principais índices de produção e mercado da carne suína brasileira desde 2015, com destaque para o crescimento acumulado das exportações (114,8%) e do consumo per capita (25,1%).

Tabela 4. – Crescimento da suinocultura brasileira de 2015 a 2021. Elaborado por Iuri P. Machado com dados do IBGE, Secex, Agriness, Mapeamento ABCS. Dados de produção de 2021 definitivos (publicados pelo IBGE em 15/03/22)

Para 2022 já se esperava um primeiro semestre muito desafiador, com preço de venda do suíno em baixa e alto custo de produção. Com o início da guerra na Ucrânia, no final de fevereiro, imediatamente houve um estresse nas cotações das comodities, muito em função da natural especulação que ocorre numa situação destas. O fato é que tanto a invasão propriamente dita da Ucrânia, quanto as sanções impostas à Rússia determinam consequências imediatas e outras de mais longo prazo que podem se concretizar caso este conflito armado se prolongue por muitos meses. A suinocultura está sendo mais afetada de forma indireta, com aumento dos combustíveis, aumento da cotação dos grãos, seja pela possibilidade de falta de fertilizantes (Rússia é nosso maior fornecedor) ou pela alta no preço internacional, pois Rússia e principalmente Ucrânia são grandes exportadores de cereais, e o plantio lá começa em abril.

Com relação ao mercado de carne suína, se olharmos os números do ano passado, Rússia e Ucrânia são destinos insignificantes. Também para as demais carnes (bovina e frango) a Rússia que até 2017 era um grande destino das nossas exportações (bovino e suíno), já não tem peso relevante. Porém, temos uma cota de 100 mil toneladas para exportar carne suína anunciada no final do ano passado e que teria prazo para ser cumprida no primeiro semestre de 2022. De fato, os dados de exportação de janeiro e fevereiro deste ano já apresentavam um volume acumulado de 5,8 mil toneladas de carne suína in natura embarcados para a Rússia nestes dois meses, mais de 60% do total vendido (9,3 mil ton) para aquele país em todo ano de 2021. As dificuldades logísticas determinadas pela guerra, além das sanções que dificultam as transferências bancárias da Rússia são uma ameaça à continuidade destes embarques. Entretanto, a maior preocupação no tocante às exportações ainda é a redução dos embarques para a China e o baixo valor em dólar pago pela nossa carne nos últimos meses. Ainda assim, no primeiro bimestre de 2022, embarcamos um total de 131,8 mil toneladas de carne suína in natura, 4,6 mil toneladas a mais (+3,6%) que o mesmo período do ano passado (tabela 5), sendo que chama a atenção que a China neste início de ano representou somente 38% dos embarques (ano passado foi mais de 50%), com volumes muito inferiores aos do ano passado e abaixo até mesmo do que exportamos em janeiro e fevereiro de 2020.

Tabela 5. Volumes exportados totais e para a China de carne suína brasileira in natura em 2019, 2020, 2021 e 2022 (em toneladas) e comparativo da diferença percentual entre 2022 e 2021. Elaborado por Iuri P. Machado com dados da Secex

Como descrito anteriormente, não somente os volumes embarcados preocupam, mas também o preço da carne exportada. A tabela 6 apresenta o preço médio da carne suína in natura exportada (média geral e para China), em dólar, atingindo o pico em julho de 2021 e o menor valor em fevereiro de 2022. A diferença (spread) do preço em reais vendido para a China em relação ao mercado doméstico de carcaça (São Paulo) também caiu para próximo de 20%, destacando que mais de 85% das exportações de carne suína do Brasil são na forma de cortes.

Tabela 6. Preço em dólar da carne suína brasileira in natura exportada x mercado interno de carcaça especial em São Paulo, de janeiro/2021 a fev/2022, total e para China. Elaborado por Iuri P. Machado com dados da Secex e CEPEA

As cotações do suíno vivo e das carcaças no mercado brasileiro, que vinham despencando desde dezembro do ano passado, estabilizaram nas últimas semanas, indicando que a pior fase de desbalanço entre oferta e procura já passou.

Gráfico 1. Preço (R$) do kg carcaça suína especial em São Paulo nos últimos 60 dias, até dia 15/03/22. Fonte: CEPEA

Porém, diante dos elevados custos, o preço pago ainda está muito aquém do necessário para sequer cobrir os custos operacionais, que dirá recuperar o prejuízo acumulado ou obter lucro. Na tabela 6, a seguir, são apresentados os custos totais e preço de venda nos três estados do Sul. A tabela demonstra que o custo de produção atingiu o pico em fevereiro/22, quando também o prejuízo foi o maior nos três estados. Por este levantamento, desde março de 2021, o suinocultor acumula prejuízos na atividade.

Tabela 7. Custos totais (ciclo completo), preço de venda e lucro/prejuízo estimados nos três estados do Sul (R$/kg suíno vivo vendido), em 2021 e janeiro e fevereiro de 2022. Elaborado por Iuri P. Machado com dados: Embrapa (custos) e Cepea (preço).

A Conab divulgou dia 10/03/22 o sexto boletim de acompanhamento da safra brasileira de grãos para o ano safra 2021/22. A produção de soja esperada no relatório de março ficou em 122,7 milhões de toneladas, uma queda de 11,1% em relação à produção da safra passada. Para a safra de milho verão, a estimativa de produção foi mantida em 24 milhões de toneladas e, para o milho segunda safra, espera-se uma produção de 86,15 milhões toneladas, totalizando (com a terceira safra) 112,34 milhões de toneladas (tabela 7).

Tabela 8. Balanço de oferta e demanda de MILHO no Brasil. Dados da safra 2021/22 atualizados em 10/03/22, sendo estoque final previsto para 31/01. Fonte: Conab

O USDA publicou no último dia 9 o relatório de oferta e demanda de grãos. A safra brasileira de soja foi estimada em 127 milhões de toneladas, valor 5,2% inferior aos dados divulgados no relatório anterior. Tanto a produção mundial, quanto os estoques finais de soja, foram reduzidos neste boletim. A produção mundial da oleaginosa passou de 363,8 milhões de toneladas para 353,8 milhões toneladas e, os estoques finais, de 92,83 milhões de toneladas para 89,9 milhões de toneladas.

Segundo o CEPEA, com as demandas interna e externa aquecidas, as cotações do milho estão em alta no Brasil, ultrapassando a marca de 100 reais a saca em muitas praças (gráfico 2). Consumidores do grão estão ainda mais apreensivos, tendo em vista que a nova valorização dos combustíveis deve encarecer o frete e, consequentemente, os custos. Quanto à demanda internacional pelo milho brasileiro, tem sido intensificada diante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que tem resultado em mudanças em rotas de exportadores e em aumento da procura pelo cereal na América do sul.

Gráfico 2. Preço (R$) da saca de 60kg de milho em Campinas (SP) nos últimos 12 meses; média de março/22 até o dia 15/03/22.
Fonte: CEPEA

Segundo o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, “Certamente esta é uma das piores crises da história da suinocultura brasileira, mas há um fator peculiar neste momento que é o grau de incerteza mundial diante de uma pandemia ainda em curso e a recente eclosão da guerra na Eurásia. Estes acontecimentos determinam um ambiente muito propício à volatilidade dos mercados e, principalmente, às especulações, mas não há, ao menos no curto prazo, qualquer indicativo de desabastecimento dos principais insumos agropecuários no Brasil. Sem dúvida, a duração desse conflito entre Rússia e Ucrânia é que vai determinar o grau de pressão sobre as cotações internacionais dos insumos e produtos daquela região, visto que o plantio no hemisfério norte inicia no mês de abril. O Agronegócio mundial mostrou resiliência fantástica no auge da pandemia e esperamos que esta força se mantenha diante destes novos desafios”, conclui.

 

  • Fonte: ABCS
  • Autor:Assessoria de Comunicação

Notícias Relacionadas

Cursos e Eventos

Brasil reforça parceria com a África do Sul em seminário técnico sobre segurança alimentar

Leia Mais
19 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Grãos: Anec eleva projeção de exportação de soja, milho e farelo em dezembro

Leia Mais
19 de dezembro de 2025
Saúde Animal

Zoetis reforça a diferença tecnológica entre vacinas comerciais registradas e autógenas e alerta produtores sobre critérios de escolha

Leia Mais
19 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira

Leia Mais
19 de dezembro de 2025

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
logo-evonik
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard
Anterior
Próximo

Notícias Relacionadas

Cursos e Eventos

Brasil reforça parceria com a África do Sul em seminário técnico sobre segurança alimentar

A cidade de Pretória recebeu na quarta-feira (10) a quarta edição do Road Show Internacional

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Grãos: Anec eleva projeção de exportação de soja, milho e farelo em dezembro

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) elevou a estimativa de exportação de soja

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Saúde Animal

Zoetis reforça a diferença tecnológica entre vacinas comerciais registradas e autógenas e alerta produtores sobre critérios de escolha

A sanidade animal tem ganhado cada vez mais relevância no agro brasileiro, impulsionada pelo crescimento

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira

A suinocultura industrial de Santa Catarina manteve, em 2025, a posição de maior produtor e

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

SUÍNOS/CEPEA: Festas de fim de ano elevam demanda e preços

A demanda por alguns cortes suínos tipicamente consumidos nas festas de final de ano tem

Leia Mais
comercial 18 de dezembro de 2025
Nutrição

25 Anos de Transformação na Alimentação Animal: O Brasil em Rumo Sustentável

A indústria brasileira de alimentação animal completa 25 anos de evolução e reafirma seu papel

Leia Mais
comercial 17 de dezembro de 2025

Últimas Notícias

Saúde Animal

China impõe tarifas de até 19,8% sobre carne suína da União Europeia

A China começará a aplicar, a partir desta quarta-feira (17), tarifas antidumping que variam entre

Leia Mais
17 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Chuvas impulsionam lavouras em desenvolvimento, mas excesso de umidade acende alerta para soja e milho

A semana será marcada por impactos contrastantes nas lavouras brasileiras, em função do avanço de

Leia Mais
17 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Mesmo sem a contribuição do frango, entre janeiro e novembro receita cambial das carnes aumentou perto de 20%

Dados compilados pelo MAPA junto à SECEX/MDIC apontam que nos 11 primeiros meses de 2025

Leia Mais
17 de dezembro de 2025
REVISTAS

Revista Mundo Agro: Edição de Dezembro traz o balanço do setor de proteínas e aponta tendências para 2025

A Revista Mundo Agro – Edição de Dezembro chega ao mercado com uma proposta editorial

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Saúde Animal

China impõe tarifas antidumping a produtos suínos da UE

A China vai aplicar tarifas antidumping entre 4,9% e 19,8% a determinados produtos suínos importados

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas duas primeiras semanas de dezembro

Mesmo apresentando alguma redução em relação aos resultados da primeira semana do mês, as exportações

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Diversos

Consumo de carne suína cresce nas festas de Natal e Ano-Novo

A carne suína volta a ocupar espaço central na mesa do brasileiro durante as festividades

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Mercado de Suínos fecha 2025 com crescimento expressivo e boas margens; 2026 exige cautela e atenção

O setor suinícola encerra 2025 com desempenho acima das expectativas, sustentado por aumento da produção,

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações de carne suína recuam em novembro, mas Brasil deve liderar crescimento global em 2026

As exportações brasileiras de carne suína perderam ritmo em novembro, refletindo um cenário de preços

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Diversos

Brasileiro deve consumir mais carne suína nas festas deste fim de ano

O consumo de carne suína no Brasil deve manter a tendência de crescimento neste mês

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações de carne suína caem 26,3% em novembro, maior retração mensal desde 2015

As exportações brasileiras de carne suína registraram uma queda expressiva de 26,3% em novembro de

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Diversos

Linguiça de Bragança Paulista ganha selo Sisbi e poderá ser vendida em todo o país

A tradicional Linguiça de Bragança Paulista, símbolo gastronômico do interior paulista, acaba de conquistar o

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

SOJA/CEPEA: Negócios se aquecem no spot

As negociações envolvendo soja no mercado spot se aqueceram na última semana, aponta levantamento do

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

MILHO/CEPEA: Menor demanda pressiona cotações

Embora tenham iniciado a última semana em patamares maiores, os preços do milho caíram ao

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

Mundo Pata: a nova marca de produtos pet da Pif Paf Alimentos

A Pif Paf Alimentos avança de forma consistente no segmento pet com a criação da

Leia Mais
12 de dezembro de 2025

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

SUÍNOS/CEPEA: Exportações registram maior queda mensal desde 2015

As exportações brasileiras de carne suína recuaram 26,3% em novembro em relação a outubro, registrando

Leia Mais
comercial 11 de dezembro de 2025
Produção

No Espírito Santo, produção animal tem alta no abate de aves e bovinos e no volume de ovos

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulga o balanço dos setores de

Leia Mais
AviSite - Redação 11 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Comércio mundial de carnes em 2026: só a de frango continua em expansão, diz USDA

Nas previsões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), após aumentarem em 2025, as exportações

Leia Mais
AviSite - Redação 11 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Exportações de soja, milho e farelo sobem em dezembro e consolidam novo recorde anual, aponta Anec

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para cima suas projeções de exportação

Leia Mais
comercial 10 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações de carne suína disparam 45% na primeira semana de dezembro

As exportações brasileiras de carne suína começaram dezembro de 2025 com forte aceleração, segundo dados

Leia Mais
comercial 10 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

ABCS destaca força da suinocultura brasileira em evento regional sobre febre aftosa no Paraguai

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) participou, nos dias 25 e 26 de

Leia Mais
comercial 10 de dezembro de 2025
Diversos

Presunto pata negra, bacalhau e outros itens proibidos são apreendidos em cruzeiro

Produtos de interesse agropecuário foram apreendidos no Porto de Santos (SP) pela equipe da Vigilância

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

ABCS reúne líderes do varejo para traçar caminhos estratégicos da carne suína em 2026

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS),  promoveu, no dia 4 de dezembro, em

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Saúde Animal

Cinco laboratórios da Espanha estão na mira de investigação sobre origem de surto de peste suína, que aflige produtores de carne

As autoridades da Catalunha anunciaram neste sábado (7) que cinco laboratórios estão sob investigação por

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Diversos

SOJA/CEPEA: Negócios iniciam dezembro em ritmo lento; produtor segue atento ao clima

Levantamento do Cepea mostra que as negociações envolvendo soja e derivados estão em ritmo lento

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

MILHO/CEPEA: Maior interesse comprador e retração vendedora mantêm preços em alta

Os preços do milho seguiram em alta no mercado interno na última semana, com o

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Diversos

Nova diretoria do Nucleovet toma posse com Aletéia Balestrin na presidência

Associados do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) se reuniram em assembleia geral

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro

As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes na 1ª semana de dezembro

Após alguns resultados decepcionantes em novembro – no mês, apenas a carne bovina registrou aumento

Leia Mais
AviSite - Redação 8 de dezembro de 2025
Mercado Externo

FAO: em alta contínua, preço da carne bovina distancia-se ainda mais das carnes suína e de frango

Há pouco mais de um ano (novembro de 2024), o preço alcançado pela carne bovina

Leia Mais
AviSite - Redação 8 de dezembro de 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Convergência regulatória em biotecnologia com a China pode gerar mais US$ 1,5 bi ao ano em exportações publicado em 12 de junho de 2025
  • Um terço do comércio Brasil – EUA é entre matrizes e filiais publicado em 28 de julho de 2025
  • Agroindústria da carne apoia programa Coopera Agro SC publicado em 27 de novembro de 2025
  • Mesmo em baixa (pelo 3º mês consecutivo), preço dos alimentos continuam os mais elevados da história publicado em 11 de julho de 2022
  • Nos EUA, FDA recebe solicitação de liberação de sementes de maconha na alimentação animal publicado em 4 de novembro de 2022

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Suíno, Milho, Farelo de Soja e Inflação em setembro de 2022 e no período Real publicado em novembro 3, 2022
  • Convergência regulatória em biotecnologia com a China pode gerar mais US$ 1,5 bi ao ano em exportações publicado em junho 12, 2025
  • Nos EUA, FDA recebe solicitação de liberação de sementes de maconha na alimentação animal publicado em novembro 4, 2022
  • Um terço do comércio Brasil – EUA é entre matrizes e filiais publicado em julho 28, 2025
  • Revista do SuiSite: Nutrição de Precisão para Suínos publicado em fevereiro 1, 2023

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Convergência regulatória em biotecnologia com a China pode gerar mais US$ 1,5 bi ao ano em exportações publicado em 12 de junho de 2025
  • Um terço do comércio Brasil – EUA é entre matrizes e filiais publicado em 28 de julho de 2025
  • Agroindústria da carne apoia programa Coopera Agro SC publicado em 27 de novembro de 2025
  • Mesmo em baixa (pelo 3º mês consecutivo), preço dos alimentos continuam os mais elevados da história publicado em 11 de julho de 2022
  • Nos EUA, FDA recebe solicitação de liberação de sementes de maconha na alimentação animal publicado em 4 de novembro de 2022

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Suíno, Milho, Farelo de Soja e Inflação em setembro de 2022 e no período Real publicado em novembro 3, 2022
  • Convergência regulatória em biotecnologia com a China pode gerar mais US$ 1,5 bi ao ano em exportações publicado em junho 12, 2025
  • Nos EUA, FDA recebe solicitação de liberação de sementes de maconha na alimentação animal publicado em novembro 4, 2022
  • Um terço do comércio Brasil – EUA é entre matrizes e filiais publicado em julho 28, 2025
  • Revista do SuiSite: Nutrição de Precisão para Suínos publicado em fevereiro 1, 2023

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

“O BRASIL NÃO CONHECE O BRASIL”

Composta no final dos anos 1970, o refrão da música “Querelas do Brasil” nunca foi tão aplicável a dois segmentos da produção animal brasileira como em 2025.

Leia mais »

imagem-2

ENTREVISTA RICARDO SANTIN

“Saio fortalecido e ainda mais convicto do papel que temos na defesa da sanidade e da imagem do Brasil no mundo”. Pág. 18

Leia mais »

imagem-3

Como a Inteligência Artificial pode ajudar o agro a se preparar para as mudanças climáticas

Estudos da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apontam que tecnologias de monitoramento e análise inteligente podem diminuir o consumo de água e insumos agrícolas em até 30%, sem comprometer a produtividade. Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Pesquisa aplicada para a avaliação de produtos e a estatística como ferramenta para a tomada de decisões

Portanto, a realização de pesquisas aplicadas para avaliar os efeitos de um produto novo torna-se imprescindível. Pág. 28

Leia mais »

imagem-5

25 Anos de Transformação na Alimentação Animal: O Brasil em Rumo Sustentável

Em 2025, a indústria nacional projeta atingir cerca de 93,7 milhões de toneladas de rações e suplementos minerais, movimentando mais de R$ 180 bilhões. Pág. 34

Leia mais »

imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

Leia mais »

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

Leia mais »

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTICIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Semanal
      • Informativo Estatísticas
      • Informativo Diário
  • ESTATÍSTICAS & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista do SuiSite
    • Especial Mundo Agro 2023
    • Especial Mundo Agro SIAVS
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
EMPRESAS E PRODUTOS
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp