No decorrer da semana passada (11ª semana de 2023, 12 a 18 de março) o comércio do suíno vivo começou a apresentar maior fragilidade e, com isso, os negócios realizados entre suinocultores e frigoríficos foram apresentando pequenas baixas.
O resultado foi um preço médio semanal de R$112,20 na arroba do suíno vivo que significou queda de 1,5% sobre a semana anterior e aumento de 22,8% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado no decorrer de março alcança R$113,63, sinalizando queda de 1,6% em relação a fevereiro último e aumento de 28,2% sobre março do ano passado.
A semana atual (12ª semana de 2023, 19 a 25 de março) aponta para um ambiente fragilizado em todos os setores de comercialização diante da queda na capacidade aquisitiva da população. Com isso, não se tem perspectivas positivas para o período e a manutenção na cotação do cevado já aparenta ser bom negócio para os suinocultores. No mesmo período do ano passado, o preço do suíno apresentou retração no decorrer da semana.