No decorrer da semana passada (12ª semana de 2023, 19 a 25 de março) o giro de carne suína apresentou baixa movimentação junto aos consumidores. Com isso, os frigoríficos estiveram pouco motivados para aquisições do suíno vivo e os negócios que foram efetivados junto aos suinocultores apresentaram retrocessos no decorrer da semana.
O resultado foi um preço médio semanal de R$107,58 na arroba do suíno vivo que significou queda de 4,1% sobre a semana anterior e aumento de 24,2% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado no decorrer de março alcança R$111,95, sinalizando queda de 3,1% em relação a fevereiro último e aumento de 26,3% sobre março do ano passado.
A semana atual (13ª semana de 2023, 26 de março a 1º de abril) apresenta baixa expectativa em relação ao comércio varejista pela pouca capacidade aquisitiva da população. E isso deve manter o ambiente de negócios fragilizado junto aos suinocultores com pressão sobre os preços. No mesmo período do ano passado, houve retrocesso nos fechamentos concretizados.