No decorrer da semana passada (19ª semana de 2023, 07 a 13 de maio) os suinocultores seguiram disputando e melhorando as condições de comercialização do suíno pronto para abate junto aos frigoríficos.
O resultado foi um preço médio semanal de R$102,69 na arroba do suíno vivo que significou incrementos de 1,6% sobre a semana anterior e de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio acumulado nas duas primeiras semanas de maio alcançou R$101,97, sinalizando aumentos de 3,3% sobre abril último e de 9,8% sobre maio do ano passado.
A semana atual (20ª semana de 2023, 14 a 20 de maio) encerra o melhor período do mês para os negócios que culminou na celebração do Dia das Mães. Assim, o consumo de carne suína e a maior ou menor necessidade de reposição na abertura dessa semana tende a ditar o ritmo dos negócios, além de um maior volume de mercadoria destinada ao mercado externo.
Assim, embora no mesmo período do ano passado o preço do cevado apresentasse contínua desvalorização, esse ano as condições são favoráveis aos suinocultores.