No decorrer da semana passada (21ª semana de 2023, 21 a 27 de maio), quarta de maio, os negócios passaram a ser impactados ainda mais negativamente pela queda no poder aquisitivo da população paulistana. Com isso, os frigoríficos seguiram mostrando baixa motivação para maiores aquisições do cevado e, com isso, os negócios efetivados foram realizados com novas baixas no preço médio de comercialização junto aos suinocultores.
O resultado foi um preço médio semanal de R$96,99 na arroba do suíno vivo que significou queda de 4,5% sobre a semana anterior, enquanto apresentou forte incremento de 15,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Por ora, faltando apenas 3 dias uteis para o encerramento de maio, o preço médio atinge R$100,54, sinalizando aumentos de 1,8% sobre abril último e de 8,2% sobre maio do ano passado.
A semana atual (22ª semana de 2023, 28 de maio a 03 de junho) traz de positivo a chegada de um novo mês e a expectativa de que, brevemente, a população paulistana recupere sua capacidade aquisitiva. Enquanto isso não acontece, a manutenção da cotação em boa parte da semana já aparenta ser bom negócio aos suinocultores, e fechamentos mais disputados tendem a acontecer apenas no último dia, visando a semana vindoura onde a grande massa trabalhadora terá plenamente restabelecido seu poder de consumo.