No decorrer da semana passada (33ª semana de 2023, 13 a 19 de agosto), adentrando o período de maior debilidade financeira dos consumidores, os negócios realizados com o suíno vivo junto aos suinocultores seguiram apresentando preços em evolução, absorvendo pequena retração somente no último dia de fechamentos.
O resultado foi um preço médio semanal de R$98,25 na arroba do suíno vivo que significou melhora de 2,9% sobre a semana anterior, enquanto sinalizou queda de 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio no decorrer de agosto alcançou R$95,20, significando quedas de 4,4% sobre julho último e de quase 13,2% sobre agosto do ano passado.
A semana atual (34ª semana de 2023, 20 a 26 de agosto) não traz perspectivas positivas diante do período do mês e queda cada vez mais intensa no poder de compra da população. Assim, manter o preço estabilizado já aparenta ser bom negócio para os suinocultores. No mesmo período do ano passado, a cotação começou a regredir paulatinamente.