No decorrer da semana passada (47ª semana de 2022, 20 a 26 de novembro) o mercado de carne suína seguiu mostrando movimentação mais lenta, própria do período do mês. Mesmo assim, os suinocultores seguiram sustentando os preços inalterados na comercialização do suíno vivo junto aos frigoríficos.
O resultado foi a manutenção do preço médio semanal em R$137,50, significando queda de 6,81% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado em novembro segue inalterado em R$137,50, sinalizando queda de 1,2% sobre outubro último, mas equivalendo a aumento de 1,5% sobre novembro do ano passado.
A semana atual (48ª semana de 2022, 27 de novembro a 03 de dezembro) traz expectativas positivas pela chegada de dezembro encerrando a semana com o último jogo do Brasil na primeira fase da copa do mundo. E isso pode favorecer maior consumo de carne suína nos encontros familiares e de amigos. Além disso, o comércio pode apresentar maior dinamismo com os consumidores capitalizados com o recebimento da parcela do 13º salário.
Assim, é possível que os negócios com o suíno vivo comecem a mostrar maior dinamismo e possibilidades de melhora nos preços no decorrer do período. De toda forma, se não acontecer, podem estar reservadas para os fechamentos na semana vindoura.