No decorrer da semana passada (48ª semana de 2022, 27 de novembro a 03 de dezembro) o mercado de carne suína não apresentou o dinamismo esperado. E nem mesmo os encontros para assistir o jogo do Brasil pela copa do mundo contribuiu para maior consumo do produto. Houve, sim, informações de que o abate de suínos e a movimentação da mercadoria foram prejudicados.
O resultado foi a manutenção do preço médio semanal do suíno vivo em R$137,50 e queda de 6,8% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado neste início de dezembro segue em R$137,50, sinalizando manutenção em relação a novembro último, mas equivalendo a aumento de 7,5% sobre dezembro do ano passado.
A semana atual (49ª semana de 2022, 04 a 10 de dezembro) traz expectativas positivas pelo recebimento dos salários e aposentadoria. Mas o abate do suíno vivo e a movimentação de carne suína podem ser novamente impactados pelos jogos do Brasil pela copa do mundo em 2 dias da semana.
No mesmo período do ano passado, o mercado foi desfavorável aos negócios com o cevado. Porém, as disponibilidades aparentam ajustamento e com relatos de animal mais leve junto aos suinocultores. Assim, aparentemente, os preços podem continuar inalterados.