No decorrer da semana passada (6ª semana de 2023, 05 a 11 de fevereiro) o mercado apresentou suinocultores com disponibilidades ajustadas de suíno pronto para abate e, com isso, pressionando por reajustes, obtendo êxito no último dia de negócios da semana passada.
O resultado foi um preço médio semanal de R$149,30 na arroba do suíno vivo que significou incrementos de 10,2% sobre a semana anterior e de 41,6% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado em fevereiro alcança R$144,88, sinalizando aumentos de 9% em relação a janeiro último e de 32,6% sobre fevereiro do ano passado.
A semana atual (7ª semana de 2023, 12 a 18 de fevereiro) tende a continuar apresentando um ambiente firme de negócios, favorável aos suinocultores pelas disponibilidades menores de cevado ofertado ao mercado. Assim, resta saber como se comportará a demanda por parte dos frigoríficos, com a passagem da primeira para a segunda quinzena onde, normalmente, ocorre uma queda gradativa no consumo em geral.