Otimizar a eficiência alimentar, melhorar a saúde e o bem-estar dos animais e minimizar o impacto ambiental. Esses são os pilares da nutrição de precisão, uma abordagem detalhada e personalizada para alimentar suínos, considerada por muitos “um caminho para o futuro da suinocultura”.
Um dos principais argumentos dos benefícios de trabalhar com a técnica aponta que o melhor desempenho dos animais está associado com o atendimento de suas necessidades nutricionais. Isso pode se traduzir em aumento de peso, eficiência na conversão alimentar e, sob determinadas circunstâncias, rendimento de carne e maior produção de cortes.
Pela relevância e inovação do tema, o 16º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) contará com a palestra “Nutrição de precisão: atualização das exigências nutricionais com foco em melhoria de performance“, ministrada pela zootecnista dra. Melissa Izabel Hannas. A preleção acontece no segundo dia de evento – quarta-feira, 14 de agosto – às 8 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).
O evento atrai especialistas de várias partes do mundo e desempenha um papel crucial no desenvolvimento profissional de veterinários, zootecnistas, consultores, pesquisadores, profissionais da agroindústria, produtores rurais e demais envolvidos na complexa cadeia produtiva da suinocultura. Atualmente, o SBSS é considerado um dos mais importantes encontros do setor de suinocultura na América Latina.
Segundo o presidente da Comissão Científica do SBSS, Paulo Bennemann, a discussão acerca da nutrição de precisão agregará conhecimento qualificado para a programação, principalmente por se tratar de uma técnica inovadora e com potencial de, futuramente, reduzir custos e aumentar a sustentabilidade na suinocultura. “Este tema está sendo amplamente debatido em pesquisas e consideramos de suma importância abordá-lo para aprofundar o repertório técnico dos profissionais”.
Para acompanhar a explanação é necessário realizar inscrição no 16º SBSS. O investimento do terceiro lote é de R$ 850,00 para profissionais e de R$ 480,00 para estudantes. Na compra de pacotes a partir de dez inscrições para o SBSS serão concedidos códigos-convites bonificados. Associados do Nucleovet, profissionais de agroindústrias, órgãos públicos e grupos de universidades têm condições diferenciadas. As inscrições podem ser realizadas no site: www.nucleovet.com.br.
SOBRE A PALESTRANTE
Melissa Izabel Hannas é zootecnista (1996) e mestra (1998) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É doutora (2003) pela FCAV – Unesp e pós-doutora (2017-2018) pela University of Illinois Urbana-Champaign, EUA. Atuou como consultora técnica em Produção e Nutrição de Aves e Suínos e foi gerente técnica de empresas no Brasil (2003-2011). Atualmente é professora associada de Nutrição de Monogástricos no Departamento de Zootecnia da UFV, onde vem se dedicando a realização de pesquisas nas áreas de exigências nutricionais de aves, suínos e aditivos. Além disso, atua como consultora para empresas de genética, de produção e de nutrição animal. É autora dos capítulos de exigências nutricionais para frangos de corte e para suínos em crescimento das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos 2024.