Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola, em abril os suinocultores comercializaram o suíno pronto para abate absorvendo queda de 8,5% sobre o mês anterior, enquanto conquistaram aumento de 8,6% na comparação com abril do ano passado.
Na ponta do comércio varejista, por sua vez, o IEA aponta que o consumidor adquiriu o kg de carne suína por valor 1,3% e 3,5% acima de março último e abril de 2022, respectivamente.
O resultado é que, no mês, o suinocultor absorveu piora na relação entre os dois elos de comercialização. Isso porque enquanto em abril o suíno ao produtor alcançou apenas 36,2% do valor praticado no varejo, em março atingiu 40,1%. Mesmo assim, aponta melhora em relação ao índice de apenas 34,5% atingido em abril do ano passado.
No decorrer do primeiro quadrimestre o suinocultor alcançou incremento significativo de 22,5% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto ao consumidor o incremento atingiu apenas 2,1%. O resultado é uma melhora significativa na relação favorável ao suinocultor: enquanto no decorrer deste ano a relação atingiu 39,3%, no mesmo período do ano passado alcançou apenas 32,8%.