Com foco em varejo, comunicação, política, gestão da emoção e liderança, a Escola de Gestores capacitou mais de 300 líderes de setor
Não é segredo que a ABCS acredita nas pessoas, e investe em capacitação para aprimorar a cadeia da suinocultura. Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), este ano a ABCS trouxe como inovação nesse quesito, a Escola de Gestores ABCS, que nasceu com o objetivo de oportunizar novos aprendizados para gestores das associações afiliadas. Com o tema “liderando em tempos de crise e inovando frente aos desafios atuais’’, a iniciativa ressignificou as estratégias para auxiliar o Sistema ABCS e frigoríficos do setor em mais um ano desafiador.
Por isso, durante os meses de maio a agosto, a ABCS ́promoveu seis encontros virtuais que capacitaram 300 pessoas sobre temas como mindfulness, gestão de mídias digitais, relacionamento com o varejo, elaboração de treinamentos, aprimoramento da atuação técnica e política regional, gestão da emoção, gestão de equipe e liderança. Todos esses treinamentos fazem parte do plano de trabalho anual do FNDS, desenhado de forma estratégica para aprimorar a cadeia suinícola e atender aos anseios do Sistema ABCS que busca fortalecer e expandir a suinocultura em todo Brasil, a partir do trabalho realizado em cada estado.
Segundo o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, são ações como essas que fazem o diferencial a longo prazo. “Precisamos investir sempre na educação, capacitação e treinamento de todo o nosso time que se estende às nossas associações afiliadas do nosso Sistemas, esse é um dos pilares da ABCS. Todas as nossas ações se apoiam nessa máxima, na educação dos consumidores, trabalhadores de açougue, nutricionistas e também da cadeia suinícola, pois acreditamos com toda certeza de que é isso que traz mudanças e ganhos a longo prazo.”
Para o gestor da Associação de Suinocultores do Distrito Federal (DFSuin), Douglas Rodrigues, a Escola de Gestores foi uma iniciativa inovadora e acertada, pois conseguiu alinhar todo o Sistema, numa comunicação clara e de fácil execução. “Com as oficinas começamos a desenvolver novas habilidades e conhecimentos que ainda não tínhamos, e que eu aplico diariamente no meu trabalho, seja na hora de conseguir uma agenda, montar uma apresentação, ou pensar em ações em benefício da associação. Quando começamos a desenvolver certas habilidades nos tornamos mais objetivos e conseguimos otimizar nosso tempo, tanto a nível pessoal quanto para a entidade. Acredito que todos os gestores vão colocar em prática muitas habilidades novas aprendidas aqui, Parabéns, ABCS!”
Fala corroborada pela auxiliar de atendimento da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap/Coosuiponte), Lizandra Siqueira. Segundo ela, “a ABCS busca, sempre, suprir as necessidades das associações e trouxe, com a Escola de Gestores, muitos conteúdos importantes. O primeiro treinamento com a Regina Gianetti me trouxe uma nova visão e contribuiu muito para que eu permanecesse mais focada. Já o treinamento ministrado pela Rayza Machado, sobre ações com o varejo, está me ajudando a melhorar meus planejamentos. Consegui agregar com todos os conhecimentos aprendidos, mas, sem dúvidas, esses dois estão me ajudando a ser uma profissional melhor. Obrigada ABCS por todas essas entregas!”