Os embarques de carne suína no decorrer do ano distribuidos por unidade federativa continua apresentando o Paraná como o único Estado exportador entre os cinco maiores que indica aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Aliás, das 20 unidades federativas que exportam o produto, apenas 4 apontam crescimento no período.
Dados colhidos através do sistema de dados do comércio exterior, mostra que de Santa Catarina, mesmo apresentando queda de 1,2% na comparação anual, são embarcados 55,7% do volume exportado. O Rio Grande do Sul indica retração de quase 25% no volume embarcado, enquanto o Paraná, terceiro maior Estado exportador mostra incremento de 4,7%. Juntos, os 3 Estados sulinos são responsáveis pela envio de 93,5% do volume total de carne suína exportada pelo Brasil.
Minas Gerais e Mato Grosso completam a lista dos 5 maiores Estados exportadores. Juntos, os 5 maiores mostram retração anual de 8,7% no volume comercializado, sendo responsáveis por 97,1% do total comercializado no mercado internacional. As restantes UFs apresentam redução anual de 16,1% no período.
A distribuição do volume por regiões mostra que a região Centro-Oeste encaminha outros 4,4% do volume exportado, enquanto a soma das três regiões restantes atingem apenas 2,1% do total. A única região que segue mostrando crescimento anual no volume é o Nordeste. Entretanto, a representatividade é ínfima em relação ao total nacional, volume de apenas 80 toneladas, representando 0,01% do total nacional.