Ao contrário do apontado na primeira semana, a divulgação das informações relacionadas aos primeiros 11 dias de embarques sinalizou grande retração nos volumes embarcados de carne suína e, com isso, os índices comparativos no mês e em doze meses passaram a ser negativos.
O volume embarcado no período de 47,4 mil toneladas atingiu apenas 51,3% do exportado na totalidade de dezembro do ano passado. O volume médio diário de 4.312 toneladas projeta apenas 86,2 mil toneladas para o mês e, se atingido, equivalerá a quedas de 5,4% no mês e de 6,8% em comparação a dezembro do ano passado.
A receita auferida nos embarques de carne suína dos primeiros 11 dias de dezembro projeta para a totalidade do mês quedas de 7,1% sobre novembro último e de expressivos 18% sobre dezembro do ano passado.
Não se tem expectativa positiva para os 9 dias restantes de embarques e, aparentemente, a manutenção da média diária seria algo positivo para o período. Porém, é quase certo que novos recuos serão absorvidos, em volume e receita.