Com videoaulas divididas em módulos, curso promete sanar as principais dúvidas frequentes a campo além de capacitar os profissionais da cadeia avícola e suinícola no Brasil.
O ano de 2021 continua exigindo das empresas a busca por soluções e ferramentas que auxiliem o público de interesse, mesmo que a distância, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços no ramo em que atuam. Pensando nisso, a Farmabase – líder brasileira em saúde suína e avícola – lança em fevereiro os Cursos de Necropsia em Aves e Suínos como uma ferramenta para fornecer informações de qualidade para aqueles que participam da cadeia de produção animal.
Com metodologia prática e didática, os cursos apresentam quatro módulos de necropsia em aves, e cinco módulos em suínos, e estarão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube da Farmabase.
A ideia surgiu a partir da grande demanda percebida a campo. “Muitos técnicos e sanitaristas têm dúvidas na hora de necropsiar aves e suínos e identificar se existem alterações nos tecidos, quais alterações são dignas de atenção e quais materiais devem ser colhidos para envio ao laboratório. É fato que alguns profissionais de campo ficam inseguros, especialmente no momento de coletar amostras para o diagnóstico.
A produção intensiva proporciona uma alta pressão de infecção e muitas vezes os protocolos de biosseguridade, vacinas e medicamentos não são suficientes para proteger 100% dos animais dos desafios sanitários. Dessa forma, parte dos animais adoece e a avaliação clínica, acompanhada de uma completa anamnese, colheita de material e envios de amostras para laboratório, são de extrema importância para as tomadas de decisão do Médico Veterinário na granja ou agroindústria”, comenta Giovani Stingelin, Gerente Técnico de Aves e Suínos da Farmabase.
Os vídeos abordam temas como a escolha do animal correto para necropsia, técnicas de eutanásia em respeito às normas de bem-estar-animal, além da necropsia como um todo, abordando os diferentes sistemas (pele e anexos, locomotor, respiratório, digestivo, nervoso etc). Vale destacar que os cursos também detalham como deve ser feito a colheita de material em cada sistema, de acordo com a suspeita clínica para aves ou suínos.
O curso de necropsia e coleta de material em suínos teve a parceria técnica da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com a participação do Dr. Marcos Mores, Supervisor do Laboratório de Sanidade e Genética Animal da Embrapa, e Dr. Giovani Marco Stingelin, da Farmabase.
Segundo Mores o convite recebido foi muito bem visto pela instituição “Quando a Farmabase fez o convite para minha participação neste projeto, achei a ideia bem interessante. É um tema importante, pois percebe-se no dia a dia a necessidade de aprimoramento dos processos de diagnóstico laboratorial em suinocultura, sendo que a disponibilização de vídeoaulas na internet é uma forma rápida e bem abrangente de divulgação de conhecimento. A parceria público privada é cada vez mais incentivada pela Embrapa, por isso também o projeto foi incentivado e aprovado pela Empresa”, comenta.
Para a edição do curso de necropsia em aves, a metodologia didática usada foi a mesma, com apoio técnico dos veterinários André Costa Machado, Heytor Henrique Garcia Borges e Ricardo Scherer Simões, todos com larga experiência na produção avícola e coordenadores técnicos da Farmabase.
Heytor Borges reforça a importância da monitoria sanitaria e coleta de materiais a campo. “A necropsia é uma prática amplamente utilizada na avicultura industrial. A monitoria sanitaria, por sua vez, é uma ferramenta muito importante para a avicultura e é fundamental que os envolvidos no processo estejam alinhados quanto a identificação e score de cada lesão, e a maneira correta de coleta do material para envio ao laboratório.
Dentro dessa produção de ciclo rápido, a informação correta é uma ferramenta indispensável”. O curso de necropsia em aves contou com o apoio da UNIFAJ (Faculdades de Jaguariúna-SP) que cedeu a infraestrutura para as gravações.
Segundo Giovani Stingelin, gerente técnico de aves e suínos da Farmabase Saúde Animal,”Esse conteúdo é único. Buscou-se mostrar qual a aparência, consistência, tamanho e coloração normal de cada órgão/tecido e o que pode ser encontrado de alteração ou patologia. O objetivo é que cada técnico use esse treinamento para aperfeiçoar o diagnóstico. Queremos ajudá-los a serem mais assertivos nas tomadas de decisão que se refiram a sanidade do plantel”, finaliza.
O curso de necropsia em aves e suínos estará disponível no canal do Youtube da Farmabase de forma gratuita a partir de fevereiro. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.
“Nós, da Farmabase, miramos no longo prazo em construir a saúde animal ao lado do setor. Esse é o lema da companhia e esse comprometimento nos levou a idealizar mais uma ferramenta educacional por meio dos Cursos de Necropsia em Aves e Suínos. Temos certeza que será muito efetivo como atualização técnica para os profissionais da cadeia e, mais do que isso, efetivo para sua base diária de trabalho, tornando-os também mais competitivos no mercado”, reforça Vitor Franceschini, Diretor Comercial da Farmabase.
Para mais informações, acesse www.farmabase.com.