Frigorífico de Suínos da Languiru completa primeira década em Poço das Antas

Uma planta industrial que trouxe novas perspectivas, gerou desenvolvimento e segue crescendo. Essa é uma síntese da história do Frigorífico de Suínos da Cooperativa Languiru no município de Poço das Antas. Na última quarta-feira, dia 13 de abril, a unidade completou 10 anos de instalação.

Unidade foi inaugurada em 13 de abril de 2012. Com novos investimentos, serão criadas mais 150 vagas de emprego. A produção deve ultrapassar 200 toneladas/dia com a agregação de novos cortes, temperados e defumados. Crédito: Leandro Augusto Hamester

Para marcar a data, representantes do Executivo e Legislativo Municipal visitaram o local. Tudo ocorreu de forma restrita, atendendo normas de prevenção ao Covid. Os visitantes foram recebidos na sala de reuniões do prédio administrativo, onde foi servido café da manhã, culminando com torta festiva e o “Parabéns”. Na oportunidade também foi possível visualizar as obras de ampliação do abatedouro.

Recebidos pelo presidente e equipe da Languiru, representantes do Executivo e Legislativo Municipal conferiram obras de ampliação do Frigorífico de Suínos. Crédito: Éderson Moisés Käfer

Otimismo e credibilidade

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, falou dos negócios da Cooperativa e mencionou a alta dos custos de produção. Por outro lado, observou que a Languiru continua investindo na modernização do seu parque industrial, processo necessário para incrementar o portfólio e agregar valor à matéria-prima. Como exemplo, citou o ingresso no mercado de carnes bovinas e o projeto de queijaria na Indústria de Laticínios, em Teutônia.

Também ressaltou o fato da Cooperativa seguir com a expansão da sua área de atuação, em busca de associados e abertura de novas unidades. “Nós temos credibilidade e uma boa imagem perante à sociedade”, frisou.

Futuro promissor

Sobre o Frigorífico de Suínos, Bayer recordou o histórico da unidade, do processo de construção aos dias atuais. Salientou que a planta continua recebendo investimentos e aproveitou para exaltar o suporte prestado pelo Município. Ainda enalteceu o comprometimento do quadro de empregados. “A data é muito importante, já são 10 anos de operações num município que tem futuro promissor”, destacou.

Legado

O vice-presidente da Languiru, César Wilsmann, destacou o espírito desbravador da Cooperativa. Lembrou investimentos realizados, sempre com o propósito de trazer resultados aos associados. “O Frigorífico de Suínos é um capítulo muito importante da nossa história. É um legado para as próximas gerações”, classificou.

Sintonia

A prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann, reforçou que o Município está à disposição da Cooperativa. Lembrou que desde o início foram buscadas alternativas para atender às necessidades do empreendimento que seria feito em Poço das Antas. “Quando foi definido que o frigorífico seria aqui, até cogitamos a hipótese de creches noturnas para os filhos dos funcionários”, recordou, agradecendo a confiança e ressaltando a visão empreendedora da Languiru. “Fomos muito felizes aos sermos contemplados com esse projeto.”

Emoção

O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Flach, participou ativamente das etapas de anúncio do investimento e construção. Era ele o prefeito de Poço das Antas quando a planta industrial foi inaugurada, em 2012. “Me emociono quando entro nesse frigorífico, passa um filme na cabeça. Me lembro até hoje quando anunciamos o investimento em nosso município. Foi uma imensa alegria e teve até foguetório. A Languiru crescendo, Poço das Antas cresce junto”, sintetizou.

Histórico, números e investimentos

O Frigorífico de Suínos foi inaugurado no dia 13 de abril de 2012. Na época, o investimento foi de mais de R$ 60 milhões. Hoje, a unidade emprega cerca de 660 pessoas, oriundas de diferentes municípios do Vale do Taquari. O abate é de 1,7 mil suínos/dia. O portfólio engloba aproximadamente 100 produtos, entre carcaças, cortes e industrializados. Os produtos também são exportados para países da América do Sul, África, Ásia e Leste Europeu.

A unidade está sendo ampliada. Nas próximas semanas devem ser inauguradas a paletização automática e a ampliação do prédio do Sistema de Inspeção Federal (SIF). No segundo semestre deve ser concretizado o aumento da área de industrializados e vestiários. Com o investimento, serão criadas mais 150 vagas de emprego. Já a produção deve ultrapassar as 200 toneladas/dia com a agregação de novos cortes, temperados e defumados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite
PecSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem01

Mais de 120 mil animais foram imunizados contra Peste Suína Clássica em Alagoas

A campanha faz parte do projeto piloto de implantação do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC). Página 18.

imagem02

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A Agrosys acompanha e segue atenta às mudanças que o mercado exige e entende que a transformação digital através de Sistemas de Gestão inteligentes tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 20.

imagem03

Produção de carne suína de qualidade por meio de recursos genéticos e seus cruzamentos

Este trabalho apresenta algumas informações de pesquisa relacionadas à genética e demais fatores envolvidos nas alterações da qualidade da carne, e também as possíveis opções para melhorar a qualidade da carne no curto prazo, preservando o bom desempenho do sistema produtivo. Página 24.

imagem04

O que a genética reserva para o futuro da suinocultura

O advento de técnicas como a genômica, a edição genética, a evolução da bioinformática e o surgimento de novas metodologias reprodutivas, têm possibilitado um progresso genético mais rápido e eficaz. Página 34.

imagem05

Saúde intestinal na porca e seu impacto na produção de leite e resultados da leitegada

O período de lactação é fundamental na produção intensiva de suínos, pois ele está ligado diretamente ao desempenho subsequente dos leitões. Página 44.

imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Fale agora no WhatsApp