Área da Fundepag será ponto de articulação para o CTI-Tec, com edital já lançado para incubação de startups e deep tech.
A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) inaugurou na última terça-feira (6) sua nova área no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, em Campinas (SP). O espaço passa a ser a base operacional da Fundação para as ações ligadas à implantação e à gestão do CTI-Tec, o primeiro Parque Tecnológico Federal do Estado de São Paulo.
O espaço foi cedido pelo CTI Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e marca uma nova fase na relação entre as duas instituições. Parceira antiga do CTI Renato Archer na gestão de projetos e na articulação com agências de fomento e setor privado, a Fundepag agora assume um protagonismo ainda maior com a responsabilidade pela estruturação do parque tecnológico.
O novo espaço servirá como ponto de apoio para as equipes envolvidas na ativação do CTI-Tec, que exigirá uma forte articulação com empresas, startups, centros de pesquisa e demais atores do ecossistema de inovação. “Estar aqui é estratégico. Ativar um parque tecnológico envolve conectar o mercado, atrair startups e empresas âncoras. A proximidade com o CTI facilita muito esse processo”, destaca a gerente de Negócios e Inovação da Fundepag, Flávia Gutierrez Motta.
A criação do CTI-Tec é fruto de um convênio firmado entre a Fundepag, o CTI Renato Archer e o MCTI. A proposta é transformar o espaço em um ambiente de inovação voltado as deep techs e outras startups de base científica e tecnológica. Segundo o diretor-presidente da Fundepag, Álvaro Duarte, o parque funcionará como uma incubadora e aceleradora de empresas, com apoio técnico, mentoria e estrutura para o desenvolvimento de soluções inovadoras. “Trata-se de um novo negócio da Fundepag, com foco total em inovação, empreendedorismo e deep tech. E queremos que todos da Fundação se sintam parte disso”, afirma.
Para marcar a inauguração, a fundação reuniu parte da equipe no novo espaço e promoveu uma visita ao CTI-Tec. A ideia foi apresentar a estrutura física e envolver os colaboradores no novo momento institucional. “Queremos construir este projeto coletivamente e mostrar que há muito espaço para crescer aqui dentro”, comenta Álvaro.
A diretora-geral do CTI, Juliana Daguano, comemora o início dessa nova fase de colaboração com a Fundepag. “Essa união representa um passo importante rumo a um futuro mais inovador e conectado. Estamos trabalhando juntos para transformar o CTI-Tec em um ambiente cada vez mais dinâmico e colaborativo, com foco em resultados concretos para a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo no Brasil”, afirma.
A Fundepag acredita que a criação de um ambiente de inovação dentro do CTI tem potencial para estimular a conexão entre ciência e mercado, impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica e consolidar Campinas como um polo estratégico para o desenvolvimento de soluções voltadas à transformação digital, sustentabilidade e competitividade industrial.
“É um espaço bonito, funcional, com identidade visual clara. Quando a gente chega, já sabe que está na casa da Fundepag. O novo escritório representa um passo importante na consolidação da Fundação como articuladora de projetos transformadores no cenário da ciência, tecnologia e inovação”, resume Flávia.
Edital aberto
A inauguração da nova área da Fundepag no CTI Renato Archer também marca um passo importante na construção do Parque Tecnológico de Campinas. Sob a gestão da Fundepag, o CTI-Tec dá início ao Projeto Piloto de Incubação, que oferece suporte técnico especializado e infraestrutura de ponta para até oito startups e deep tech. Serão disponibilizadas quatro vagas para incubação, com acesso a laboratórios e estações de trabalho, e quatro vagas para pré-incubação, com espaços de trabalho. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento tecnológico dessas empresas, promovendo inovação e facilitando sua inserção no mercado.
Para mais detalhes, acesse o edital completo: https://lnkd.in/d5hXaV6c.