Haiti registra primeiro caso de peste suína africana desde 1984

Com a confirmação, ABPA reforça que Brasil precisa redobrar cuidados para evitar entrada da doença no território nacional

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou ontem (21/9) um caso de peste suína africana no Haiti, o primeiro desde 1984. O país faz divisa com a República Dominicana, que, em julho, também registrou um caso da doença.

Após a nova confirmação, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reforçou o alerta para a prevenção contra a entrada do vírus em território nacional. Em nota, a entidade lembrou que Haiti e República Dominicana estão localizados em uma ilha, o que reduz o risco de contaminação por via terrestre, mas que, ainda assim, o Brasil precisa redobrar sua atenção para evitar a doença.

Desde que a República Dominicana confirmou um caso da peste suína africana, os setores público e privado do Brasil iniciaram uma campanha de conscientização para evitar que o vírus chegue ao país e cause prejuízos gigantescos à suinocultura local. O Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (Gepesa) da ABPA está ajudando o Ministério da Agricultura a intensificar a defesa sanitária.

“O Ministério da Agricultura adiantou-se à pauta e intensificou a inspeção nos principais portos de entrada do país, impedindo a entrada de produtos cárneos. O Mapa estabeleceu uma legislação ainda mais restritiva à entrada desses produtos, assinou um convênio interpaíses (…) para a prevenção à PSA e lançou uma campanha nacional que ampliou a conscientização, em um esforço que contou com a ABPA, os auditores fiscais e outras entidades do setor”, diz Sulivan Alves, diretora técnica da entidade.

Entre 2018 e 2019, a peste suína africana dizimou a população de porcos na China – o país perdeu mais de 40% de seus suínos. Até a confirmação do caso na República Dominicana, o continente americano ficou sem registrar a doença por cerca de 40 anos.

Acompanhe as últimas Edições das Revistas Mundo Agro


 

 


  

Notícias Relacionadas

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

sui1

Mulheres dirigem 1,7 milhão de propriedades rurais no Brasil e continuam quase invisíveis

Publicação Mulheres na Pecuária traz histórias femininas na gestão de fazendas pelo Brasil. Página 08.
sui2

De olho no mercado externo: com investimento de mais R$ 40 milhões, Topigs Norsvin inaugura Inovare Núcleo Genético, em Lages (SC)

Granja núcleo terá capacidade para alojar mais de mil bisavós; foco é mostrar ao mundo que o Brasil pode ser referência na produção e exportação de genética suína. Página 12.
sui3

Valor da Produção Agropecuária deve atingir R$ 1,159 trilhão este ano

Recordes de produção de lavouras respondem por esse resultado. Página 18.
sui4

Exportação cai, mas mercado doméstico se mantém estável

Estabilidade indica uma cautela nos elos finais da cadeia que não estariam ‘arriscando’ adquirir mais do que o que efetivamente será vendido. Página 20.
sui5

KemzymeTM Protease. Uma solução inovadora para melhoria da rentabilidade na produção de suínos

Com o aumento global dos custos para produção de proteína, é imprescindível que a digestibilidade desta seja melhorada.. Página 32.
Fale agora no WhatsApp