O Instituto BRF (IBRF), associação privada responsável pelos investimentos sociais da BRF, em parceria com a startup Já Entendi, lança o aplicativo ‘Já Entendi Ecco Comunidades’. Disponível para download gratuito na Play Store e Apple Store, o app reúne videoaulas e e-books com receitas divididos em sete módulos sobre empreendedorismo, consumo sustentável, economia e dicas de empreendedorismo no setor de alimentação. Ao concluir cada módulo, será oferecido um certificado sobre o tema estudado. Esse lançamento foi viabilizado pelo programa Ecco Comunidades, que busca soluções para reduzir a perda e o desperdício de alimentos.
“Aliar inovação ao combate de desperdício de alimentos e a conscientização coletiva quanto ao consumo é essencial para que possamos expandir essa discussão em nível global. Esse é o propósito do Ecco Comunidades que já gerou uma iniciativa em parceria com a Já Entendi para contribuir positivamente no fomento dessa pauta relevante à sociedade”, afirma Bárbara Azevedo, gerente do Instituto BRF.
A ação está conectada ao compromisso público da BRF de promover educação para a redução do desperdício de alimentos a 1,5 milhão de pessoas globalmente até 2030. “Somente em 2021, impactamos mais de 140 mil pessoas com iniciativas diversas de conscientização sobre o tema, tanto para o público interno e quanto para comunidade em geral”, complementa a gerente do Instituto BRF.
Ecco Comunidades
O programa é uma parceria do IBRF com as organizações Prosas e Quintessa, que tem por objetivo apoiar startups que atuam na redução e desperdício de alimentos, além de promover o desenvolvimento territorial a partir da implementação de novas ações em municípios onde a companhia está presente, como Dourados (MS), Lucas do Rio Verde (MT), Nova Mutum (MT), Rio Verde (GO) e Uberlândia (MG).
A iniciativa foi dividida em duas fases. Na primeira, foram selecionadas oito startups para participar de um programa de aceleração. Durante 4 meses, elas recebem apoio individualizado de um gestor do Quintessa e de executivos da BRF para atuar nos desafios estratégicos específicos de cada um e participarão de workshops em grupo.
Cinco startups da primeira fase foram selecionadas para a segunda fase do programa, durante a qual podem implementar suas soluções nos territórios de atuação da BRF. Cada iniciativa recebe até R$90 mil e tem o apoio do Quintessa na implementação dos pilotos e das OSCs locais (organizações da sociedade civil) com atuação relevante nos territórios para que possam acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos projetos, trazendo legitimidade e articulação local.