Durante reunião de gigantes globais do consumo, a Companhia revela os 5 pilares de sua visão de negócios a grupo de investidores no Cagny, na Flórida.
A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, participou nesta quarta-feira, 19, da conferência do Consumer Analyst Group of New York (CAGNY), apresentando a investidores sua visão estratégica para o futuro do mercado de alimentação. Executivos da Companhia destacaram os cinco pilares que guiam suas estratégias para gerar valor aos acionistas e garantir o sucesso a longo prazo: crescimento contínuo, expansão das margens, redução da volatilidade, disciplina financeira e retorno aos acionistas por meio de dividendos e recompra de ações.
“Esses pilares são essenciais para o nosso desenvolvimento”, afirmou Gilberto Tomazoni no Cagny, a principal reunião de analistas dos setores de alimentos, bebidas e beleza nos Estados Unidos. “Nossa estratégia de crescimento foi estruturada em duas fases essenciais. Construímos uma plataforma global de proteínas e uma rede de distribuição robusta. Em seguida, ampliamos nosso portfólio de produtos de valor agregado e marcas próprias, aproximando-nos ainda mais dos consumidores”.
O crescimento contínuo é impulsionado por investimentos estratégicos, aquisições inteligentes e expansão da presença global, garantindo a diversificação de produtos e mercados. A expansão das margens é resultado de uma gestão eficiente de custos, otimização de processos e foco em produtos de maior valor agregado.
A redução da volatilidade é alcançada por meio da diversificação de proteínas, geografias e canais de venda, protegendo a empresa contra flutuações de mercado. A disciplina financeira garante a solidez da JBS, com foco na geração de caixa, controle do endividamento e alocação eficiente de recursos. Por fim, o retorno aos acionistas é priorizado por meio da distribuição de dividendos e recompra de ações, demonstrando o compromisso da empresa com a criação de valor a longo prazo.
Com marcas renomadas como Friboi, Seara, Swift, Just Bare e Primo, a JBS atende a milhões de consumidores em mais de 180 países por meio de uma rede de 350 mil clientes. A empresa tem mais de 600 operações industriais e escritórios comerciais em 25 países, contando com 280 mil colaboradores globalmente, sendo 158 mil no Brasil, onde é a maior empregadora do país.
Para Wesley Batista Filho, CEO da JBS USA, a Companhia é focada em revolucionar a maneira como constrói, transforma e expande as marcas do portfólio, por meio do aprimoramento contínuo. “Ouvimos atentamente nossos consumidores, entendemos suas necessidades e nos antecipamos às tendências. Desafiamos o mercado com inovações relevantes, oferecendo produtos de alta qualidade e com sabores diferenciados.”
Desde seu IPO em 2007, a JBS expandiu seu portfólio com cerca de 50 aquisições, incluindo Swift, Pilgrim’s, Primo, Seara, Moy Park, Vivera e Huon. Recentemente, a companhia ingressou no segmento de ovos com a aquisição de 50% do controle da Mantiqueira Brasil, maior produtora da América do Sul. “Nossa expansão por meio de aquisições visa fortalecer nossa plataforma global, diversificar nossa presença geográfica e ampliar o acesso ao consumidor, impulsionando o desenvolvimento da JBS com resultados sólidos”, afirmou Tomazoni.
Nesse sentido, quando concluída, a dupla listagem nos Estados Unidos e no Brasil terá efeitos importantes para a Companhia: “Vai destravar o valor das ações da empresa, ampliar o acesso a uma base maior de investidores, reduzir o custo de capital, aumentar o número de índices de ações em que a JBS pode participar (como Russell, S&P, MSCI USA, entre outros), expandindo nossas condições de crescimento”, enumerou o CFO Global da JBS, Guilherme Cavalcanti.