O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), João Dornellas, foi eleito para o segundo mandato consecutivo à presidência do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP). Entre as prioridades estão o combate à fome e ao desperdício de alimentos. Para avançar nesse propósito, ele pretende ouvir a população paulista para elaborar o 2º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
“É preciso unir forças e atuar em diferentes frentes para garantir o direito à alimentação adequada, combater a insegurança alimentar e reduzir o desperdício de alimentos”, afirma Dornellas. Dentre as ações para a nova gestão estão o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com a compra de 30% de produtos da agricultura familiar e a realização da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar.
“O colegiado atuará de forma democrática, participativa e em parceria com o Governo do Estado no sentido de propor ações concretas no enfrentamento da fome e da insegurança alimentar”, ressalta Dornellas, que comemora as conquistas do mandato anterior, como a execução de boa parte do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (PLANSAN/SP). O Plano teve muitas de suas propostas atendidas com investimentos no pequeno produtor; em segurança no campo, no fomento a Arranjos Produtivos Locais (APL) e na implantação do “Programa Cozinhalimento” em mais de 300 cidades, entre outras ações.
A posse do presidente e da vice-presidente Rosana Gaspar e dos novos membros do Consea/SP acontecerá no dia 24 de janeiro, às 10 horas, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O Consea/SP é responsável pelo controle social, formulação, monitoramento e avaliação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Os cargos no órgão não têm remuneração e a atividade é considerada “de relevante serviço público”.