Representantes do Ministério da Agricultura, da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, de entidades do agronegócio e de missões diplomáticas de países árabes reúnem-se nesta quinta-feira (18), a partir das 10h30, na sede da pasta, na Embaixada da Palestina em Brasília (SEN Lote 20, Setor de Embaixadas Norte, Asa Norte).
O encontro tem como objetivo discutir formas de ampliar a cooperação comercial entre o Brasil e os 22 países árabes do Norte da África e do Oriente Médio — bloco para o qual o Brasil exporta cerca de US$ 23 bilhões por ano, sendo 75% desse valor em alimentos, bebidas e outros produtos do agronegócio.
Na reunião, a Câmara Árabe-Brasileira apresentará um estudo elaborado pelo seu Departamento de Inteligência de Mercado, que avalia alternativas para redirecionar a países árabes parte dos produtos brasileiros sobretaxados pelos Estados Unidos, especialmente alimentos.
Também participarão representantes de entidades como ABIPESCA (exportadores de pescados), ABEMEL (mel), ABRAFRUTAS (frutas), ABIEC (carne bovina), ABPA (carne de aves), CitrusBR (suco de laranja) e ABNC (nozes e frutas secas), que devem expor suas posições no encontro.
Estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; do decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben; além de embaixadores e diplomatas das 17 embaixadas árabes instaladas em Brasília.