Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
sábado, 7 de junho de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
EMPRESAS E PRODUTOS
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco

Micotoxinas, o mal oculto

  • 8 maio, 2024
  • Campinas, SP,
  • -Empresas & Profissionais, Matérias-Primas

As micotoxinas são metabólitos secundários produzidos em condições ambientais específicas por alguns tipos de fungos filamentosos, principalmente do gênero Aspergillus, Penicillium e Fusarium spp, os quais surgem de forma natural nos alimentos, especialmente nos grãos e seus produtos resultantes.

A origem do termo micotoxina é derivada de “mykes”, que significa fungos, e “toxicon”, que significa veneno.

As micotoxinas podem causar uma variedade de doenças conhecidas como “micotoxicoses”, que podem ser causadas diretamente ou em combinação com outros estressores primários, como patógenos bacterianos e/ou virais. Os principais efeitos do consumo das micotoxinas estão relacionados a:

  • danos hepáticos e renais,
  • depleção do sistema imune,
  • carcinogenicidade e
  • problemas reprodutivos, como redução da fertilidade, antecipação de cio, leitões inviáveis, entre outros.

Na maioria dos casos, as micotoxicoses são crônicas, sem sinais clínicos específicos, e causadas pela ingestão de baixos níveis de micotoxinas por períodos prolongados, resultando em declínio mensurável no desempenho.

Sob condições de campo, o desempenho produtivo e/ou reprodutivo abaixo do ideal na ausência de um fator infeccioso, ambiental, nutricional ou de manejo, sugere a possível incidência de micotoxicoses.

No entanto, a análise da ração é imprescindível para diagnosticar a contaminação por micotoxinas. Também devem ser realizados:

  • avaliação do histórico de monitoração dos principais ingredientes utilizados na fabricação das rações,
  • avaliação clínica e post mortem dos animais e
  • exame microscópico dos seus tecidos para auxiliar no fechamento do diagnóstico para casos crônicos de micotoxicoses.

A exposição simultânea a diferentes toxinas pode resultar em efeitos:

  • antagônicos (o efeito de uma micotoxina é suprimido ou reduzido na presença de outra):
  • aditivos (o efeito de uma micotoxina é somado a outro), ou
  • sinérgicos (a resposta a partir da associação de duas ou mais micotoxinas é maior do que a simples soma dos efeitos isolados de cada uma delas).

Fatores como a estação do ano, a época de colheita, temperatura e umidade, e o local de cultivo de grãos podem favorecer o crescimento de fungos e a subsequente produção de micotoxinas. Além disso, muitas espécies de fungos podem produzir micotoxinas após a colheita (nas etapas de armazenamento, transporte e processamento), estando assim inseridos em toda a cadeia de produção.

A presença de mofo/bolores, que são indicativos do crescimento fúngico em um ingrediente ou ração, não significa necessariamente que tenha ocorrido contaminação por micotoxinas, pois nem todos os fungos produzem toxinas.

A presença de mofo/bolores, que são indicativos do crescimento fúngico em um ingrediente ou ração, não significa necessariamente que tenha ocorrido contaminação por micotoxinas, pois nem todos os fungos produzem toxinas.

Por outro lado, a ausência de sinais visíveis de formação de fungos não atesta que o ingrediente ou a ração esteja livre de micotoxinas, pois elas podem permanecer no produto mesmo após a destruição dos fungos.

Micotoxinas relevantes para a produção animal

Atualmente mais de 400 micotoxinas são reconhecidas, das quais as aflatoxinas (AFLA), zearalenona (ZEA), ocratoxina A (OTA), fumonisinas (FUM) e tricotecenos, como desoxinivalenol (DON) e toxina T-2, são atualmente as principais micotoxinas que podem afetar significativamente a saúde e a produtividade das espécies animais.

Espécies do gênero Fusarium são frequentemente consideradas como “fungos do campo”, porque invadem as lavouras antes da colheita, quando o teor de umidade dos grãos é alto (18% – 30%). Por outro lado, as espécies do gênero Aspergillus são consideradas como “fungos de armazenamento”, desenvolvendo-se em condições mais secas (14% – 16%), após a colheita e processamento dos grãos.

micotoxinas Fusarium
Cultura de Fusarium sp. em substrato nutriente KDA (ágar batata dextrose). Fonte: Wikimedia Commons

Os efeitos deletérios e a toxicidade das micotoxinas variam de acordo com:

  • o tempo de exposição,
  • a idade,
  • o sexo e
  • a saúde geral do animal.

E conforme já mencionado, a presença de mais de uma micotoxina pode aumentar os danos causados por elas. Em geral, aves e suínos, além de animais jovens, devido a imaturidade do trato gastrointestinal e do sistema imune, são mais sensíveis a micotoxinas, quando comparados aos ruminantes e animais mais velhos.

Adicionalmente, devido à alta inclusão de grãos nas rações de aves e suínos, estes animais estão mais expostos às micotoxinas dos cereais e à contaminação crônica.

Já os ruminantes, são geralmente mais resistentes aos efeitos adversos das micotoxinas, uma vez que a microbiota ruminal possui a capacidade de degradar esses metabólitos parcialmente, além da dieta ter a contribuição de forragens.

A seguir, serão abordadas as principais micotoxinas que afetam o desempenho animal, destacando sua ocorrência e impactos.

Aflatoxinas

As aflatoxinas são uma classe de micotoxinas produzidas por espécies de fungos do gênero Aspergillus (A. flavus e A. parasiticus), e ocorrem naturalmente em muitos grãos usados na alimentação animal (Tabela 1).

Vista microscópica de uma preparação de colônias de Aspergillus. Fonte: Wikimedia Commons

Os Aspergillus são patógenos oportunistas, e podem causar a aflatoxicose, tanto em animais quanto em humanos, podendo levar à morte.

Os Aspergillus produzem 18 diferentes tipos de aflatoxinas, sendo o grupo B mais virulento. A aflatoxina B1 é um metabólito secundário carcinogênico, altamente tóxico e frequentemente encontrado nas commodities agrícolas.

Grande parte das aflatoxinas B consumidas pelos animais são removidas pelo próprio organismo, nas fezes e urina, e no caso de bovinos, uma porção entre 1 e 6% é convertida, no fígado, a M1 e secretada no leite.

Os efeitos da exposição a longo prazo estão associados a:

  • redução no desempenho zootécnico, na produção de leite e ovos,
  • síndrome da má absorção,
  • tumores e alterações hepáticas, assim como
  • condições de imunossupressão,
  • aumento da suscetibilidade a doenças e
  • teratogenicidade (desenvolvimento anormal de fetos).

Ocratoxinas

As ocratoxinas são produzidas por fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus (A. ochraceus) e Penicillium (P. verrucosum), produzidos em diversos cereais (Tabela 1). A ocratoxina A (OTA) é a micotoxina mais prevalente desse grupo, composto por cerca de 20 diferentes metabólitos.

Os suínos são mais sensíveis à OTA, que é um metabólito nefrotóxico e leva à redução da função renal.  As aves são menos sensíveis que os suínos, porém ainda susceptíveis a vários efeitos deletérios, como imunossupressão nefrotóxica, mutagenicidade e teratogenicidade.

Animais ruminantes são menos suscetíveis aos efeitos da OTA, pois essa é degradada no rúmen pelos microrganismos presentes em um produto menos tóxico, a ocratoxina-α. A OTA não afeta apenas aos animais mas, em humanos, vem sendo relacionada ao aparecimento de tumores no trato urinário, sendo considerada uma micotoxina importante à saúde pública.

Fumonisinas


As fumonisinas
 são produzidas por fungos pertencente ao gênero Fusarium (F. verticillioides, F. proliferatum, e algumas outras). A contaminação por FUM é tipicamente associada ao milho (Tabela 1).

Mais de 15 estruturas semelhantes a FUM foram identificadas e são classificadas em categorias de acordo com seus grupos funcionais; A, B, C e P, sendo o grupo B a mais predominante ao redor do mundo.

Aves são relativamente resistentes aos efeitos tóxicos da fumonisinas, enquanto os suínos são reconhecidamente sensíveis. A FUM B1 pode causar danos ao tecido hepático, imunossupressão e edema pulmonar suíno, sendo que os sinais clínicos geralmente incluem:

  • diminuição do consumo de ração,
  • dispneia,
  • fraqueza,
  • cianose e
  • morte.

Além disso, o edema pulmonar não letal também pode ocorrer após exposição prolongada a doses baixas de FUM B1. Em equinos pode causar leucoencefalomalacia, cujos sintomas estão associados a tremores musculares, perda de coordenação motora e do reflexo para engolir. Além disso, também pode ter efeito carcinogênico.

Zearalenona

A zearalenona também é produzida por fungos do gênero Fusarium (F. graminearum, F. moniliformae, F. culmorum, F. esquiseti, F. cerealis e F. verticillioides) e pode ser encontrada em diversos cereais (Tabela 1). É comumente encontrada em ambientes temperados, tendo como condições ideais para crescimento fúngico temperaturas entre 19 e 29 °C e alta umidade.

Seu efeito estrogênico, imitando a ação dos hormônicos de reprodução, afeta de forma negativa os animais, principalmente mamíferos. Devido à alta taxa de absorção no trato gastrointestinal, de 80 a 85%, os suínos são mais sensíveis a zearalenona.

Em machos o efeito estrogênico pode causar imunossupressão, redução do testículo com redução da produção de espermatozoides e redução da testosterona, levando a uma feminilização e a redução da libido. Em fêmeas suínas pode ocasionar repetição de cio, edema de vulva, prolapso retal, aborto e nascimento de leitões fracos ou natimortos.

Bovinos também podem ter problemas reprodutivos e queda na produção de leite. Em humanos a ZEA pode levar a puberdade precoce devido a alteração hormonal.

Tricotecenos – DON e T2

Os tricotecenos são uma grande família de toxinas produzidas por fungos dos gêneros Fusarium, Myrothecium, Stachybotrys e Trichoderma. Mais de 200 diferentes tipos de tricotecenos são registrados, e podem ser divididos em quatro grupos funcionais, A-D.

No entanto, as principais toxinas são a T2, que pertence ao grupo A, e a desoxinivalenol (DON), que são tricotecenos do tipo B, com ocorrência ao redor do mundo em vários cereais (Tabela 1). Um dos problemas é que os Fusarium podem produzir muitas micotoxinas, expondo os animais, e até mesmo os humanos, a diferentes tricotecenos.

A DON, também conhecida como vomitoxina, é conhecida por induzir gastroenterite e vômito, levando a redução no consumo de ração e a recusa da alimentação. Outros efeitos causados incluem:

  • perda do apetite,
  • aumento da conversão alimentar devido à má absorção dos nutrientes,
  • diarreia,
  • problemas reprodutivos,
  • queda da taxa de postura e
  • lesões orais.

A toxina T2 causa uma ampla gama de efeitos tóxicos em animais. Assim como a DON, pode causar uma queda no desempenho, lesões orais e na pele, além de diminuição da contagem de células sanguíneas e leucócitos, redução da resposta imunológica, redução da glicose plasmática e alterações patológicas no fígado e no estômago.

Na tabela abaixo são sumarizadas as principais micotoxinas relevantes na produção animal, com seus respectivos fungos produtores e os principais ingredientes onde elas podem ser encontradas.

Tabela 1. Micotoxinas comuns que contaminam os alimentos e os fungos que as produzem

Micotoxina Fungos Ingredientes de maior ocorrência
Aflatoxina A. flavus, A. parasiticus, Milho, DDG, sorgo, soja, amendoim, sementes de algodão e nozes.
Ocratoxina A. ochraceus, A. carbonarius, Penicillium verrucosum, P. nordicum Aveia, cevada e trigo.
Fumonisina F. verticillioides, F. proliferatum Milho e sorgo
Zearalenona F. graminearum, F. cerealis, F. Culmorum F. equiseti Milho, cevada, aveia, sorgo e trigo
Toxina T-2 F. sporotrichoides, F. poae, F. acuminatum, F. equiseti Cevada, aveia e trigo e milho
Desoxinivalenol Fusarium graminearum, F. culmorum Trigo, cevada, aveia, arroz, milho e centeio.

Adaptado de Gurikar, Nadine et al. Impacto f mycotoxins and their metabolites associated with food grains. Grain & Oil Science and Technology, v.6, 1-9, 2023.

Fatores que afetam a prevalência de micotoxinas na ração animal

As mudanças nas condições ambientais (temperatura, umidade e periodicidade das chuvas), somadas aos danos causados por insetos, predispõem à contaminação fúngica e, consequente, formação de micotoxinas no campo e durante o armazenamento. Essas condições somadas às práticas inadequadas de colheita, secagem, processamento, armazenamento e transporte, aumentam o risco de contaminação por micotoxinas.

As condições em que as micotoxinas são produzidas dependem, em grande parte, de dois fatores principais: a temperatura e a disponibilidade de água, que na presença de oxigênio afetam o ciclo de vida dos fungos micotoxigênicos. Portanto, estes são os principais fatores a serem controlados durante todo o processo produtivo dos cereais.

Como prevenir o aparecimento de micotoxinas

Os métodos para a prevenção da contaminação por micotoxinas podem ser divididos em estratégias de:

  • pré-colheita,
  • colheita e
  • pós-colheita.

O controle do crescimento de fungos envolve a manutenção da integridade física dos grãos de cereais com o objetivo de limitar o acesso dos fungos aos nutrientes presentes nos grãos, e o controle rigoroso das condições ambientais, como teor de água, concentração de oxigênio e temperatura.

A umidade dos grãos durante a colheita tem extrema importância para que seja minimizada a chance de aparecimento dos fungos e possíveis micotoxinas de armazenamento. Após a colheita, a secagem é uma etapa essencial no processo de preservação dos grãos utilizados nas rações, sendo recomendado no máximo 14% de umidade.

Já a anaerobiose é um pré-requisito essencial para a conservação de alimentos úmidos, como a silagem de milho.

Além do controle de umidade dos grãos, outra estratégia bastante eficaz para o controle de micotoxinas no pós-colheita é reduzir a presença de insetos e grãos quebrados, assim como de impurezas. Para tal, recomenda-se a utilização de operações de pré-limpeza de grãos.

As estruturas de armazenamento de grãos também devem ser adequadas, favorecendo a circulação de ar e o adequado isolamento, a fim de evitar o ataque por pragas, especialmente insetos, que ao danificar a estrutura do grão favorecem o acesso e crescimento de fungos.

O uso de agentes antifúngicos pode fornecer garantias adicionais se houver um risco previsível. Também é possível controlar a contaminação por fungos usando variedades de plantas selecionadas para resistência à contaminação fúngica.

É importante destacar que a prevenção da formação de micotoxinas é a medida mais eficaz de controle, pois há poucas maneiras de superar completamente os problemas quando as micotoxinas já estão presentes, visto que até o momento não há tratamento específico para eliminar 100% as micotoxinas.

Uma vez detectada a presença de micotoxinas na ração animal, o risco à saúde animal deve ser avaliado e medidas de redução de impacto devem ser adotadas.

Minimizando os danos

A compra de grãos de boa qualidade, assim como um processamento e armazenamento adequados, reduzem significativamente as chances de incidência de micotoxinas. Porém, caso sejam detectadas, dependendo do nível e da ocorrência (quais tipos de micotoxinas), a segregação de lotes que estejam contaminados por micotoxinas permite o uso em categorias e espécies animais menos sensíveis, mediante análise técnica de um nutricionista.

Além das espécies e categorias às quais o milho contaminado por micotoxinas pode, eventualmente, ser oferecido, o nutricionista deve definir o nível de inclusão na ração para diluir os efeitos dessa ocorrência.

Ainda, como estratégia nutricional, aditivos adsorventes e/ou biotransformadores de micotoxinas são muito utilizados para mitigação dos impactos. Os adsorventes mais comuns são compostos por aluminossilicatos e leveduras, no entanto, atualmente há diversas pesquisas e moléculas sendo pesquisadas com essa finalidade.

Ao se ligarem às micotoxinas, os adsorventes impedem que as mesmas sejam absorvidas no trato gastrointestinal dos animais, ocasionando os problemas fisiológicos já apresentados. A adsorção é dependente da estrutura física do adsorvente (carga total, distribuição da carga, tamanho dos poros e, a área de superfície disponível).

No entanto, para que a adsorção ocorra de forma efetiva, devem ser consideradas as características da micotoxina a ser adsorvida, como a polaridade, solubilidade, tamanho e forma. Os aluminossilicatos, por exemplo, são efetivos na adsorção das aflatoxinas e pouco, ou nada efetivos para fumonisinas, ocratoxinas e os tricotecenos.

Além disso, outro fator a ser considerado é que os aluminossilicatos podem se ligar a minerais de alto peso molecular (cálcio e fósforo, por exemplo) e aminoácidos, reduzindo a absorção. Assim, em casos extremos, pode reduzir a disponibilidade de nutrientes para um máximo desempenho.

Uma variedade de espécies microbianas, incluindo leveduras, fungos e bactérias, assim como enzimas, são capazes de biotransformar ou converter uma micotoxina em um produto não tóxico, ou menos tóxico, e que não se converte à forma inicial novamente.

A biotransformação é uma forma de minimizar os efeitos das micotoxinas que são menos adsorvidas por aluminossilicatos, como as fumonisinas, zearalenona e desoxinivalenol, configurando outra estratégia tecnológica que as pesquisas têm apostado.

Considerando os impactos que as micotoxinas podem acarretar à saúde animal e humana, assim como as perdas econômicas, é fundamental que as medidas preventivas sejam empregadas para minimizar a sua ocorrência, sendo essa a forma mais eficaz de controle desse mal oculto. E em caso de ocorrência, a análise da situação e as estratégias nutricionais vão definir o grau de supressão dos danos.

  • Fonte: Agroceres Multimix
  • Autor:Jose Matheus de Moura Andrade

Notícias Relacionadas

Mercado Externo

FAO: IAAP no Brasil causa recuo nos preços internacionais da carne de frango

Leia Mais
6 de junho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes em maio e nos cinco primeiros meses de 2025

Leia Mais
6 de junho de 2025
Cursos e Eventos

13ª SNCS conecta toda a cadeia e campanha promete impactar 161 milhões de consumidores

Leia Mais
6 de junho de 2025
Mercado

Preços da suinocultura independente reagiram com expectativa de aumento do consumo interno

Leia Mais
6 de junho de 2025

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
logo-evonik
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard
Anterior
Próximo

Notícias Relacionadas

Mercado Externo

FAO: IAAP no Brasil causa recuo nos preços internacionais da carne de frango

Os dados hoje (6) divulgados pela FAO sobre os preços das carnes bovina, suína e

Leia Mais
AviSite - Redação 6 de junho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes em maio e nos cinco primeiros meses de 2025

Nada fora do previsto. Em maio, com o caso de IAAP na avicultura comercial, as

Leia Mais
AviSite - Redação 6 de junho de 2025
Cursos e Eventos

13ª SNCS conecta toda a cadeia e campanha promete impactar 161 milhões de consumidores

O lançamento da Semana reuniu varejistas, autoridades e representantes da cadeia produtiva no Dinner in

Leia Mais
Giovana - Redação 6 de junho de 2025
Mercado

Preços da suinocultura independente reagiram com expectativa de aumento do consumo interno

Com a chegada do inverno, lideranças pontua que pode ter um aumento da procura por

Leia Mais
Giovana - Redação 6 de junho de 2025
Saúde Animal

Em São Paulo, Campanha de Atualização de Rebanhos acaba amanhã, sábado

Está em vigor no Estado de São Paulo desde o dia 1º de maio, a

Leia Mais
Giovana - Redação 6 de junho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Chicago fechou a quinta-feira com futuros do milho acumulando novas altas

Exportações, trigo e clima contribuíram para as valorizações. Ontem, a quinta-feira (05) chegou ao final

Leia Mais
Giovana - Redação 6 de junho de 2025

Últimas Notícias

Cursos e Eventos

Foz do Iguaçu (PR) sediará simpósio sobre “Nutrição Inteligente para a Saúde Intestinal” de aves e suínos

Especialistas vão debater estratégias para potencializar o desempenho dos animais em evento promovido pela FACTA.

Leia Mais
5 de junho de 2025
Mercado

Apesar de quedas no final de maio, média mensal das cotações do suíno vivo se sustenta

Os preços médios do suíno vivo em maio superaram os do mês anterior, apontam levantamentos

Leia Mais
5 de junho de 2025
Empresas & Profissionais

Soja realiza lucros em Chicago nesta 5ª e opera com leves baixas; mercado já se ajusta para o USDA

Fundamentos e cenário geopolíticos já são conhecidos e traders se alinham à espera de novas

Leia Mais
5 de junho de 2025
Saúde Animal

COLETIVA DE IMPRENSA DO MINISTRO DA AGRICULTURA

Leia Mais
4 de junho de 2025
Empresas & Profissionais

Abpa reforça imagem do brasil como fornecedor confiável de proteínas animais na sial china 2025

Terminou bem sucedida a participação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com

Leia Mais
4 de junho de 2025
Empresas & Profissionais

FS investe em biotecnologia para desenvolver novo ingrediente funcional para nutrição animal a partir do milho de 2° safra

Em parceria exclusiva com a empresa finlandesa Enifer, a FS, uma das maiores produtoras de

Leia Mais
3 de junho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

MAPA estima aumento de mais de 20% nas vendas externas de carne de 2025; carne bovina permanece como carro-chefe

Atualizado no último final de semana (30/5), o Painel de Comércio Exterior do MAPA estima

Leia Mais
3 de junho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Milho fechou a última semana em alta na B3 apoiado pelo dólar e demanda maior pelo cereal do BR

Já em Chicago, futuros do cereal acumularam perda de 3% na semana. A última semana

Leia Mais
2 de junho de 2025
Saúde Animal

Brasil livre da febre aftosa traz desafios para a defesa agropecuária

Sindicato alerta para adequação à nova fase, e para os riscos da tentativa de privatização

Leia Mais
2 de junho de 2025
Mercado

Cotações no mercado de suínos tiveram quedas mais amenas no fechamento da semana

As cotações no mercado de suínos caíram com menos força na última sexta-feira (30). Segundo

Leia Mais
2 de junho de 2025
Sustentabilidade

CNA promove debate sobre a importância da energia para a produção de alimentos

3ª edição do evento ‘Setor Agropecuário na Gestão da Água’ será realizada no dia 10

Leia Mais
2 de junho de 2025
Agronegócio

Agropecuária cresceu 12,2% no primeiro trimestre de 2025

Agro e o PIB – A agropecuária cresceu 12,2% no primeiro trimestre de 2025, em

Leia Mais
30 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Frango vivo surpreende e registra, em maio, perda de preço menor que a do boi em pé

Considerados os resultados econômicos que vêm sendo pintados desde o primeiro dia da 2ª quinzena

Leia Mais
30 de maio de 2025
Exportação

MAPA anuncia a abertura de dez novos mercados para a exportação agropecuária brasileira

O governo brasileiro concluiu, nesta semana, dez negociações na área agrícola com seis parceiros comerciais:

Leia Mais
30 de maio de 2025
Saúde Animal

Reconhecimento internacional reforça o compromisso sanitário do Brasil e destaca o trabalho conjunto entre o setor público e o privado no enfrentamento à febre aftosa

ABCS marca presença na 92ª Assembleia da OMSA e celebra reconhecimento internacional. Nesta semana, a

Leia Mais
30 de maio de 2025

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Logística

JBS Terminais investe R$ 130 milhões na retomada do Porto de Itajaí

Em sete meses, terminal movimentou mais de 143 mil TEUs. Empresa planeja novos aportes da

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de maio de 2025
Economia

CNA diz que crédito rural pode ficar mais caro diante do atual cenário econômico

Entidade participou de audiência pública no Senado Federal, na última quarta (28). Em audiência pública

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de maio de 2025
Saúde Animal

Brasil recebe status internacional como livre de febre aftosa sem vacinação

Reconhecimento sanitário é da Organização Mundial de Saúde Animal.  A Organização Mundial de Saúde Animal

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de maio de 2025
Mercado

Suinocultura independente: final de mês e especulação por caso de gripe aviária derrubam preços do suíno

Ontem, quinta-feira (29) foi de queda nos preços do suíno comercializado no mercado independente nas

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de maio de 2025
Mercado

Valor do suíno vivo caiu nas principais praças ontem, quinta-feira

Os preços do suíno vivo ontem, quinta-feira (29) acumularam quedas. Segundo análise do Cepea, após

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de maio de 2025
Mercado

Preços do suíno vivo e da carne recuam

Após um período de estabilidade, os preços do suíno vivo posto na indústria caíram nos

Leia Mais
Giovana - Redação 29 de maio de 2025
Notícias

ABCS fará lançamento oficial da 13ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) no próximo dia 4 de junho, em São Paulo

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) fará lançamento oficial da 13ª Semana Nacional

Leia Mais
Giovana - Redação 29 de maio de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Milho: colheita da segunda safra apenas começando e a previsão de clima frio nos próximos dias

Com a colheita da segunda safra apenas começando e a previsão de clima frio nos

Leia Mais
Giovana - Redação 29 de maio de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Soja tem estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, de olho em notícias já conhecidas e testando leves altas

Depois de recuarem forte na sessão anterior, os futuros da soja negociados na Bolsa de

Leia Mais
Giovana - Redação 29 de maio de 2025
Cooperativas

Aurora Coop anuncia adoção do sistema “Cobre e Solta” na suinocultura a partir de 2025

A Aurora Coop comunicou que, a partir de 2025, todas as novas instalações destinadas a

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de maio de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Mercado de rações cresceu no mundo em 2024 apesar da gripe aviária

A produção global de rações, que tem no setor avícola a maior parte da oferta

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de maio de 2025
Mercado

Preço da arroba suína em São Paulo caiu 3,14% ontem, terça-feira

Os preços no mercado de suínos ontem, terça-feira (27) tiveram queda, em sua maioria. Segundo

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de maio de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Milho: preços retomaram fôlego e fecharam ontem, terça-feira, com mais de 1% de alta na B3

Competitividade do cereal brasileiro se intensifica e contribui. A volatilidade dominou o mercado do milho

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas quatro primeiras semanas de maio

As carnes bovina, suína e de frango fecharam os primeiros 16 dias úteis de maio

Leia Mais
AviSite - Redação 27 de maio de 2025
Saúde Animal

Nova plataforma reforçará biosseguridade em granjas de suínos no Paraná

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) implementará uma nova plataforma para gestão de

Leia Mais
Giovana - Redação 27 de maio de 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Brasil livre da febre aftosa traz desafios para a defesa agropecuária publicado em 2 de junho de 2025
  • MAPA atualiza normas para sistemas de aspersão de água no resfriamento de carcaças publicado em 26 de setembro de 2022
  • Como fazer o controle de moscas e roedores na granja de suínos? publicado em 22 de janeiro de 2024
  • Entenda como ficam as exportações agropecuárias após acordo Mercosul-UE publicado em 9 de dezembro de 2024

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em maio 14, 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em maio 15, 2025
  • Gestação suína: o impacto positivo dos ninhos no bem-estar das matrizes publicado em maio 22, 2025
  • ABCS: confira o primeiro balanço do mercado da suinocultura em 2025 publicado em janeiro 23, 2025
  • Estabilidade rondou o mercado de suínos na última sexta-feira, em momento de equilíbrio entre oferta e demanda publicado em maio 12, 2025

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Brasil livre da febre aftosa traz desafios para a defesa agropecuária publicado em 2 de junho de 2025
  • MAPA atualiza normas para sistemas de aspersão de água no resfriamento de carcaças publicado em 26 de setembro de 2022
  • Como fazer o controle de moscas e roedores na granja de suínos? publicado em 22 de janeiro de 2024
  • Entenda como ficam as exportações agropecuárias após acordo Mercosul-UE publicado em 9 de dezembro de 2024

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em maio 14, 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em maio 15, 2025
  • Gestação suína: o impacto positivo dos ninhos no bem-estar das matrizes publicado em maio 22, 2025
  • ABCS: confira o primeiro balanço do mercado da suinocultura em 2025 publicado em janeiro 23, 2025
  • Estabilidade rondou o mercado de suínos na última sexta-feira, em momento de equilíbrio entre oferta e demanda publicado em maio 12, 2025

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

Leia mais »

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

Leia mais »

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

Leia mais »

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

Leia mais »

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

Leia mais »

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

Leia mais »

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTICIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Semanal
      • Informativo Estatísticas
      • Informativo Diário
  • ESTATÍSTICAS & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista do SuiSite
    • Especial Mundo Agro 2023
    • Especial Mundo Agro SIAVS
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
EMPRESAS E PRODUTOS
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp