Câmbio deve favorecer negócios de empresas brasileiras na maior feira árabe de alimentos e bebidas, avalia entidade.
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira vai levar onze empresas do agronegócio à Gulfood, considerada a principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, que começa hoje, 17, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
A missão conta com Arbaza, Ostinato e Agrícola Ferrari (exportadoras de grãos), Nutoil e Camap (amendoim e derivados), Stefanoni e COFCO (café e outros grãos), Tangará (leite em pó), Atlas Agro (fertilizantes), Dassoler (feijões e gergelim), além do Centro Internacional e da Agroexport (carnes).
As empresas vão se dividir nos dois estandes que a Câmara Árabe terá na feira. No estande montado no Corredor 1 em frente ao Hall 2, vão ficar as empresas especialistas em commodities agrícolas. O espaço no Pavilhão das Carnes vai abrigar as exportadoras de proteína animal.
A expectativa para a participação na Gulfood é positiva. Segundo Estevão Carvalho, diretor de Novos Negócios da Câmara Árabe, os produtos brasileiros estão competitivos no exterior em razão da desvalorização do real em relação ao dólar. “Isso torna o momento favorável às exportações”, afirma.
O executivo também espera mais negócios relacionados ao gergelim. Pelo menos três empresas da missão atuam com o grão, que está em um momento de alta no mundo, com o Sudão, o maior produtor, enfrentando dificuldades para comercializar sua produção.
A equipe do escritório da Câmara Árabe-Brasileira em Dubai vai buscar contato com importadores árabes ao longo da feira. A ideia é que os expositores brasileiros tenham reuniões com eles, com interesses previamente mapeados.
Além da Câmara Árabe, participam da Gulfood outras empresas e instituições setoriais do Brasil, entre elas a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) terá um estande próprio no evento. A certificadora de alimentos Fambras Halal também tem presença confirmada.