A Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), que completou 56 anos em 2023, realizou na sexta-feira (08/12), o seu tradicional festa de fim de ano, o Clube do Leitão, em Cabreúva, com lideranças e representantes de todo o setor produtivo da carne suína.
Durante o evento, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, enfatizou que a secretaria vai apoiar a expansão da suinocultura no Estado de São Paulo . “Estamos trabalhando para equalização do ICMS no setor, que atualmente, tem peso determinante nos sucessivos superávits de nosso Estado. Trata-se de uma cadeia produtiva de suma importância para São Paulo”, completou.
Outro destaque do evento, uma grande experiência gastronômica imersiva com produtos à base de carne suína, foi a comemoração dos 12 anos do Consórcio Suíno Paulista (CSP), braço da APCS, que tem como finalidade a compra de produtos da suinocultura de forma conjunta.
O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo e São Paulo tem participação importante nesse mercado. De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), o número de abates de suínos nos 3 primeiros trimestres do ano, no estado de São Paulo, foi de 2,2 milhões de animais.
As projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para carne suína apontam para a superação do total de 5 milhões de toneladas neste ano, número até 1,5% maior que as 4,98 milhões de toneladas produzidas em 2022.
Vale ressaltar, que a carne suína é uma aliada da boa alimentação. Algumas pessoas pensam que estes benefícios estão presentes apenas nas aves e nos peixes, entretanto, a proteína possui diversos cortes altamente indicados para quem precisa manter uma dieta mais saudável e equilibrada.
O evento contou ainda com a presença do coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura, Professor Senna.