O mercado de proteína animal da China vem mudando rapidamente nas últimas décadas. As tendências de consumo atuais e emergentes oferecem às empresas de proteína animal novas áreas de oportunidade e risco. Tanto fatores cíclicos, como excesso de capacidade e desaceleração econômica, quanto fatores estruturais, incluindo mudanças na demografia e valores/percepções do consumidor, têm impulsionado essa rápida mudança de mercado.
Há mais de um ano o mercado de proteína animal vem sendo super abastecido, o que resulta em lenta evolução de preços e uma cadeia de suprimentos que enfrenta desafios para gerenciar o fornecimento. Embora esperemos uma produção decrescente para equilibrar a oferta e a demanda e sustentar os preços no próximo ano, acreditamos que é mais importante olhar além do ciclo atual e redesenhar as estratégias de negócios para lidar com mudanças de longo prazo no mercado consumidor.
A era de fornecer produtos homogêneos para atender às necessidades básicas acabou. O mercado consumidor de proteína animal da China entrou em um novo estágio em que a demanda está se tornando mais sofisticada e a proposta de valor de um produto deve ir além do produto em si, devendo incluir prestação de serviço e até mesmo uma experiência valiosa para os consumidores.
De todas as mudanças no mercado de consumo, quatro se destacam: consumidores que buscam custo-benefício, mais ênfase na “economia da experiência”, aumento dos gastos com nutrição e saúde e a evolução contínua dos canais de distribuição.
As empresas de proteína animal que responderem de forma eficaz e eficiente a essas tendências estarão bem posicionadas para capitalizar as oportunidades apresentadas.