Os problemas respiratórios são um desafio nas granjas de suínos e são as principais causas de perdas econômicas relacionadas à sanidade na suinocultura moderna. Por isso, estar atento ao controle de patógenos é fundamental. Entre as ferramentas para prevenção e controle das doenças respiratórias, estão a biosseguridade, o controle dos fatores de risco, a utilização de vacinas e uso de tratamentos antimicrobianos estratégicos.
Algumas soluções para isso podem ser conferidas entre os mais de 50 expositores que participam da 14ª Brasil Sul Pig Fair. A Farmabase é uma das expositoras e trouxe para a feira o Treoxin, um tratamento respiratório completo. O gestor comercial da empresa, Ewerton Zanelato, frisou que a Farmabase atua com medicamentos para uso na água e na ração dos animais e, agora, também disponibiliza produtos injetáveis. “Um dos carros-chefes é o Treoxin, um medicamento de longa duração que, com uma aplicação, protege o animal por pelo menos 14 dias. É um produto eficaz, de fácil aplicação, longa ação e de baixo custo”, explicou.
A Pig Fair é um evento que acontece simultaneamente ao 15º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS). Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos-Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o evento ocorre até hoje, quinta-feira (10), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).
Zanelato reforçou que a Farmabase é parceira do Nucleovet há muitos anos e que, ao apoiar o SBSS e participar da Pig Fair, também apoia o setor. “Queremos fortalecer a suinocultura no Brasil e como competidora mundial. Estar no evento é uma maneira de fazermos isso”, frisou.
Outra empresa expositora da Pig Fair é a Cargill, que traz uma novidade: o RescueCare, um equipamento para a fase de maternidade. “É um sistema inovador que oferece solução completa, reunindo nutrientes necessários em um sistema automatizado com a disponibilidade adequada de alimento durante a lactação”, explicou o gerente regional da Cargill, Fagner Paula Souza. Entre os benefícios do equipamento estão o aumento da taxa de sobrevivência, leitões mais bem preparados para o desmame e aumento de eficiência das matrizes.
Souza ressaltou que a Pig Fair proporciona um bom ambiente para relacionamento e para conferir o que acontece de mais atual no mercado suinícola. “Os clientes gostam do evento, que reúne questões técnicas com as palestras e comercial com a feira e acontece em uma região de alta concentração de produção de suínos, com participação de profissionais de todo o país”.
A Pig Fair é um espaço onde as empresas geradoras de tecnologias apresentam suas novidades, seus produtos e serviços, permitem a construção de networking e o aprimoramento técnico dos congressistas. A 14ª Brasil Sul Pig Fair reúne empresas de aditivos, biosseguridade, diagnóstico, equipamentos, genética, nutrição, vacinas, tecnologia, entre outros.