Administrar uma granja de suínos é um desafio. No dia a dia, cada tarefa e decisão impacta diretamente os resultados, tanto zootécnicos quanto financeiros.
Como organizar tudo isso de forma eficiente? A resposta está em um cronograma bem estruturado.
Além de otimizar o tempo, é possível melhorar a fluidez do trabalho, o que interfere em fatores tangíveis e intangíveis, como a produtividade e o bem-estar dos animais e da equipe.
“Tornar um trabalho eficaz depende de atividades operacionais bem executadas no menor tempo possível”, discorre Diogo Lima Goulart, consultor de serviços técnicos na Agroceres Multimix.
Ele completa: “Para que isso seja alcançável, a elaboração de um cronograma de atividades é necessária, correlacionando as condições que a granja oferece, ferramentas e habilidades da equipe e, claro, administração do tempo”.
Como esclarece Diogo, a elaboração de um cronograma eficaz passa por alguns passos importantes, como:
1) Traçar o objetivo;
2) Definir para quem será desenvolvido e em qual período;
3) Listar todas as atividades e estipular tempo de execução;
4) Determinar prioridades;
5) Reavaliar periodicamente.
Contudo, é fundamental pontuar: Não há uma receita de bolo ou um material base para todas as granjas. “Cada uma deve adaptar o cronograma à sua realidade, implementá-lo e realizar ajustes contínuos”, confirma o consultor de serviços técnicos.
Assim, o cronograma deve servir como norte para otimizar o tempo, melhorar a produtividade na execução dos procedimentos e buscar sempre a evolução dos resultados zootécnicos e financeiros.
Quer saber como criar um cronograma eficaz e elevar os seus resultados? Acesse já o artigo completo no agBlog.