Países apertam fiscalização após caso de peste suína africana nas Américas

Registro da doença na República Dominicana é o primeiro desde o surto ocorrido em 1978

Após os Estados Unidos confirmarem a volta da peste suína africana ao continente americano, a República Dominicana – país onde ocorreu o caso – e o México apertaram suas fiscalizações para conter a ameaça de uma doença que dizimou centenas de milhares de porcos na China nos últimos anos.

Segundo a agência Reuters, a República Dominicana está suspendendo os embarques de suínos em duas províncias e mobilizando os militares para conter a peste suína africana. Testes feitos pelos EUA em 389 amostras de porcos criados em fazendas e quintais dominicanos indicaram que a doença contagiosa está em “uma pequena população de porcos de quintal das províncias de Sánchez Ramírez e Montecristi”, segundo um comunicado do Ministério da Agricultura local.

A República Dominicana, com a ajuda dos Estados Unidos e outros países, matou todos os seus 1,4 milhão de porcos para encerrar seu último surto de peste suína africana em 1978, de acordo com um relatório apresentado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 1982.

Ainda de acordo com a Reuters, o México está trabalhando com produtores de suínos para firmar medidas sanitárias e “vigilância epidemiológica”, disse o Ministério da Agricultura mexicano.

As autoridades mexicanas reforçarão as inspeções de animais em todos os portos, aeroportos e postos de fronteira. Eles também aumentarão as inspeções de cozinhas e resíduos em navios comerciais, navios de cruzeiro e aviões, e então selarão os resíduos para retornar ao seu país de origem ou garantir que sejam devidamente destruídos.

Ontem, os Estados Unidos também anunciaram medidas de contenção, como maior rigor nos aeroportos do país e a manutenção do embargo à carne suína da República Dominicana.

Notícias Relacionadas

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

sui1

Mulheres dirigem 1,7 milhão de propriedades rurais no Brasil e continuam quase invisíveis

Publicação Mulheres na Pecuária traz histórias femininas na gestão de fazendas pelo Brasil. Página 08.
sui2

De olho no mercado externo: com investimento de mais R$ 40 milhões, Topigs Norsvin inaugura Inovare Núcleo Genético, em Lages (SC)

Granja núcleo terá capacidade para alojar mais de mil bisavós; foco é mostrar ao mundo que o Brasil pode ser referência na produção e exportação de genética suína. Página 12.
sui3

Valor da Produção Agropecuária deve atingir R$ 1,159 trilhão este ano

Recordes de produção de lavouras respondem por esse resultado. Página 18.
sui4

Exportação cai, mas mercado doméstico se mantém estável

Estabilidade indica uma cautela nos elos finais da cadeia que não estariam ‘arriscando’ adquirir mais do que o que efetivamente será vendido. Página 20.
sui5

KemzymeTM Protease. Uma solução inovadora para melhoria da rentabilidade na produção de suínos

Com o aumento global dos custos para produção de proteína, é imprescindível que a digestibilidade desta seja melhorada.. Página 32.
Fale agora no WhatsApp