O Porto de Santos, no litoral paulista, movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga em 2022, volume 10,5% maior em relação ao recorde que havia sido registrado em 2021. Os embarques avançaram 15,1%, chegando a 118,7 milhões de toneladas, e os desembarques totalizaram 43,7 milhões de toneladas, afirmou em nota a Santos Port Authority (SPA). Em quatro anos, o crescimento acumulado foi de 22%, o que representa avanço anual de 5,1%, destacou a SPA.
A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira representou 28,8% da fatia nacional em 2022, com um fluxo de 5.202 navios (crescimento de 7,1% em relação a 2021). As mercadorias do agronegócio são as principais responsáveis pelos acumulados de carga do ano. Em especial, destacam-se os volumes embarcados de soja em grão (que avançou 9,6% ante 2021), milho (+80,8%), celulose (+59%), sucos cítricos (+9,6%) e carnes (+20%). A movimentação no mês de dezembro também bateu sua maior marca para o mês, atingindo 12,1 milhões de toneladas.
No que se refere a contêineres, o Porto de Santos alcançou 5 milhões de TEU (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) no ano de 2022, o que significa aumento de 21% em quatro anos, de 3,2% em relação a 2021 e um recorde histórico. Somente em dezembro, foram 375,7 mil TEU movimentados.
O Porto se aproxima de sua capacidade máxima para movimentação de contêineres, de 5,3 milhões de TEUs/ano. Na nota, a autoridade portuária destaca que, com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) aprovado em 2020, o Porto de Santos endereça projetos para atender ao aumento da demanda. “Entre estes projetos previstos está o novo terminal de contêineres, STS 10, que aumentará a capacidade para esta carga em 2,3 milhões TEU/ano, retirando o risco do Porto em operar no seu limite de capacidade para contêineres”, afirmou a SPA.